Senador Canedo: Educação inclusiva ajuda aluno surdo a descobrir paixão pela culinária


Kauan Ferreira teve auxílio da mãe e da intérprete de libras para alcançar o aprendizado, no período das aulas remotas, sendo motivado com preparos de receitas

Com a Pandemia, muitas foram as atividades que tiveram adaptações, entre elas o ensino. Com as atividades remotas, muitos estudantes tiveram suas rotinas mudadas, entre eles, os alunos que necessitam de Atendimento Educacional Especial.

Para que não houvesse prejuízo do aprendizado, a Rede Municipal de Educação de Senador Canedo proporcionou acompanhamento junto aos responsáveis, conforme as necessidades encontradas.


Exemplo é o aluno Kauan Ferreira, que concluiu o ensino fundamental na Escola Celina de Souza Amaral, instituição que fica no Jardim Nova Goiânia. A intérprete de libras, Raquel Lopes, soube pela mãe que o adolescente gostava muito de cozinhar. Com isso, a profissional iniciou atividades práticas mensais na casa do aluno.

“A mãe estava com ele na cozinha, fotografava, filmava e ajudava. Findado a prática, eu organizava as atividades interdisciplinares para trabalharmos”, frisa Raquel.

Com o trabalho desenvolvido, mesmo de longe, o menor era inserido em diversos saberes e experiências, não sendo a distância um empecilho tão grande.

Sempre tivemos o cuidado de estarmos sempre atentos à realidade dele. Um exemplo é a paixão dele por abacate. A mãe disse que ele gostava de comer a fruta com açúcar e farinha, como é de costume no Maranhão. Então trabalhamos a prática do guacamole, prato típico mexicano, qual fizemos a receita com tomate, sal, abacate, doritos e pimenta. O aluno fez uma verdadeira viagem pela culinária de estados e países, aprendendo por meio da culinária", contou Raquel.



É o último ano de Kauan na Rede Municipal de Ensino, e para homenagear ele e sua mãe Cirlene, o jovem ganhou um presente especial. A equipe da Coordenadoria de Inclusão entregou para o estudante uma dolmã de chef de cozinha personalizado. Esse foi apenas um incentivo que o aluno recebeu para continuar com suas práticas na cozinha e aprender cada vez mais sobre culinária. Informações Dicom

Ver mais sobre Senador Canedo AQUI
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários