Senador Canedo promove capacitação de membros do Conselho Tutelar


O encontro foi pautado por debates ricos acerca da importância dos conselhos e da rede de atendimento para com as crianças e adolescentes

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Senador Canedo - Semasc, promoveu no Tribunal de Júri, Fórum da Comarca do município, Capacitação para os membros do Conselho Tutelar e demais multiplicadores do Sistema de Garantia de Direitos – SGD.

Estavam presentes na capacitação cerca de 100 (cem) pessoas.


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA é um órgão deliberativo que faz parte do Poder Executivo Municipal e atua no atendimento da criança e do adolescente em todos os níveis. Com o intuito de capacitar os profissionais e todos aqueles que fazem parte da rede de atendimento, e com as crescentes dificuldades e demandas, surgiu a oportunidade de realizar essa qualificação com o profissional consultor e palestrante Luciano Betiate, que atua há muitos anos com o tema.

Segundo ele, “é muito importante, primeiramente falar sobre a importância do momento que estamos vivendo aqui, parabenizar a administração municipal que decidiu investir em qualificação não só para o conselho tutelar, mas pra rede que está aqui. Aqui tem o conselho municipal dos direitos, conselho tutelar, pessoal da saúde, da assistência, da educação, da segurança pública. O município de Senador Canedo fez uma coisa muito importante que reuniu toda a rede para ouvir e falar sobre o conselho tutelar”.

Ainda, ressaltou a importância que o conselho tem na defesa dos direitos e garantias da criança e do adolescente, onde o município de Senador Canedo se destaca, ampliando a rede de atendimento com outras frentes.

Outro ponto importante ressaltado por Luciano Betiate, é a atuação de cada um da rede no sentido de cumprir o seu papel, isto é, zelar e garantir os direitos da criança e do adolescente.

Arede de atendimentoà criança e ao adolescente é uma frente que conta com vários profissionais de diversas áreas. Essa rede atua de forma integrada, e todo o processo desde o primeiro atendimento, o diagnóstico do problema até o encaminhamento são mecanismos necessários para que o sistema funcione eficazmente.

Para a Secretária da Semasc, Simone Assis, essa capacitação trará vários benefícios para o município, pois o palestrante e professor é uma das maiores referências nacionais no assunto, e os profissionais que participaram saíram com outra visão e mais capazes de atuarem no dia a dia no atendimento à criança e ao adolescente. “A gente está vendo que na prática isso vai acontecer de maneira mais segura para eles. Então, eles vão trabalhar com mais segurança, com mais eficácia”, pontua. Informações Dicom

Ver mais sobre Senador Canedo AQUI
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários