Iris Rezende morre deixando um dos maiores legados da política goiana e nacional


Ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia estava em tratamento depois de sofrer um AVC em agosto. Dos seus 87 anos de vida, mais de 60 foram dedicados à vida pública


Ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende morreu no início da madrugada desta terça-feira, 9, em São Paulo, após mais de três meses internado. Aos 87 anos, ele tentava se recuperar de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu em agosto, em Goiânia.

Iris morreu por volta da 0h30, mas a informação foi divulgada duas horas depois. Segundo a assessoria do político, o corpo será velado no Palácio das Esmeraldas em Goiânia, a partir das 11h. O sepultamento será no cemitério Santana, também na capital, e está previsto para as 17h.

O político passou as últimas semanas no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, no total entre Goiânia e a capital paulista Iris estava internado a mais de três meses. Por meio de nota, a assessoria informou que, no último sábado, 6, ele foi intubado para tratar uma pneumonia que teve durante o tratamento contra o AVC. Desde então, seu quadro piorou.

O político foi internado no dia 6 de agosto após sentir fortes dores de cabeça e, no mesmo dia, passou por um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça. A equipe médica que o acompanhava avaliou que a operação foi bem-sucedida. Depois disso, ele teve vários altos e baixos.

Carreira

Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedicava a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.

O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, região sudeste de Goiás, mesma cidade de nascimento da cantora Marília Mendonça, falecida recentemente.

Iris começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, foi o candidato eleito com o maior número de votos e o mais jovem da história da capital até então, aos 25 anos.

Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.

Durante o período em que ficou afastado da política, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Entre os dois mandatos de governador, Iris foi ministro da Agricultura do governo José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio deste mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Em 2004, Iris se candidatou à Prefeitura de Goiânia, quando venceu o então prefeito Pedro Wilson (PT), foi reeleito em 2008, e eleito prefeito novamente e pela última vez em 2016.

Uma das marcas das gestões de Iris Rezende eram os mutirões, em várias áreas, que inspiraram outros políticos a fazerem o mesmo.


No vídeo abaixo Iris Rezende em visita ao Condomínio Residencial Irisville, região leste de Goiânia, quando em seu último mandato de prefeito foi inaugurar praça que leva o nome de sua mãe, Genoveva Rezende:



Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários