Senador Canedo: Município realiza Dia D de vacinação contra raiva e cria ponto fixo de imunização


Única forma de prevenção contra a raiva animal é a vacina antirrábica. Imunizante já foi aplicado em cerca de 8.000 animais em mais de 25 bairros de forma itinerante


Senador Canedo foi o primeiro município goiano a iniciar a vacinação antirrábica em 2021, no dia 26 de abril. Em sete meses de campanha itinerante, a Unidade de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica, percorreu pelo menos 25 bairros e vacinou inclusive na modalidade casa a casa (para tutores com mais de cinco animais). Foram 7753 animais imunizados, sendo 6933 cães e 820 gatos.


Em continuidade a campanha, o Centro de Zoonoses, localizado no Residencial Boa Vista, se tornou um ponto fixo de vacinação. O local está aberto à população, que pode levar seu cão ou gato, a partir de 3 meses de idade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

E para quem não consegue levar o seu pet durante a semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar o Dia D da Vacinação Antirrábica, no sábado, dia 6 de novembro, das 8h às 17h.

Para atender todas as regiões do município, a ação acontece em quatro pontos estratégicos: Praça Criativa Central, Praça Criativa do Jardim das Oliveiras, UBS São João e UBS São Sebastião.

Vacinação na Zona Rural

Para a campanha chegar em todo município, a estratégia itinerante continua, dessa vez na zona rural. Acompanhado de um Agente Comunitário de Saúde (ACS), que atende a região, a equipe do Centro de Zoonoses, vai até as fazendas e sítios imunizar os animais. Até o momento, mais de 200 animais já foram imunizados.

No primeiro dia, em 19 de outubro, em região de fazendas, localizada próximo à divisa de Senador Canedo com os municípios de Bonfinópolis e Goianápolis, mais 80 animais receberam a vacina. “A campanha vai percorrer toda zona rural do nosso município, o objetivo é garantir esse benefício a população destas regiões, que por ser de difícil acesso, muitos não conseguem levar os animais até a cidade”, destaca Gizele Dutra, veterinária responsável.

Em uma das fazendas visitadas, 7 animais foram imunizados, entre eles 3 cães da raça Fila-brasileiro, de grande porte. Uma das moradoras, Irani Soares, conta que antes desta ação muitos animais ficavam sem vacinar. “É muito difícil levar para vacinar, quando não tinha a campanha aqui, muitos não recebiam a vacina e é muito perigoso por causa da doença”, disse.



Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/9RCK2Z3EOPK0eLNHnFkpxl Conteúdo e Notícias de Senador Canedo

Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários