Banco de Sangue de Brasília foi inaugurado nesta quinta-feira


Implantação da nova unidade reforçará a garantia de atendimento das demandas transfusionais de pacientes nos hospitais do Distrito Federal e região


Um a cada 10 pacientes hospitalizados necessitam de transfusão sanguínea. São vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes com doenças graves como câncer, assim como pessoas que serão submetidas a transplantes ou cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas.

Nessas circunstâncias, o sangue é um elemento vital que não pode faltar. E é com esse objetivo que o Banco de Sangue de Brasília foi inaugurado nesta quinta-feira, dia 7 de outubro, na capital federal, trazendo aos doadores de sangue da cidade um novo ambiente para colocar em prática um dos maiores gestos solidários, aquele que salva vidas.

Localizado na SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star), o Banco de Sangue de Brasília dispõe de ambiente moderno e acolhedor, oferecendo qualidade no atendimento aos doadores e pacientes da cidade e região.

A inauguração de um novo Banco de Sangue na cidade proporciona que mais pessoas da região sejam sensibilizadas e se tornem doadoras de sangue, garantindo com maior segurança e eficiência o atendimento às demandas transfusionais dos pacientes em tratamento nos hospitais.

Fora de um ambiente hospitalar, a nova unidade dispõe de uma estrutura moderna e tecnológica para total conforto e agilidade no atendimento aos doadores, respaldada pela segurança do Grupo GSH, que possui mais de quarenta anos de atuação.


O atendimento diário do novo Banco de Sangue, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h, permite que mais pessoas possam agendar a doação de forma confortável para praticar o gesto solidário, multiplicando assim essa corrente do bem que salva vidas. Uma única doação pode salvar até quatro vidas.

De acordo com a Dra. Sanny Marcele da Costa Lira, gerente médica do Banco de Sangue de Brasília, a expectativa é receber cerca de 100 doações por dia.

Essa quantidade nos permite atender com segurança aos pacientes internados nos hospitais, que seguem em tratamentos diversos. Estamos estruturados com o que há de mais moderno em qualidade e tecnologia para receber entre 1.500 a 3.000 doadores ao mês. Se uma única doação pode salvar até quatro vidas, imagine essa corrente do bem multiplicada por milhares de doadores”, ressalta a Dra. Sanny Marcele.

A população de Brasília está convidada a conhecer o novo e aconchegante espaço. “Todos são bem-vindos, uma oportunidade de também fazer o seu gesto solidário de doar sangue”, conclui a gerente médica.

Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Não ter diabetes em uso de insulina;

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;

Consulte a equipe do Banco de Sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o Coronavírus:

• Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19, aguardar 14 dias;

• Se contraiu COVID-19, aguardar 30 dias;

• Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).

Estacionamento gratuito para doadores no local.

Telefones: (61) 3011-7531 e (61) 99632-3648




Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/3Zn5CD2Z2zYDIsQ3g5EsEH Notícias DF e Entorno

Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários