Aparecida: Polo Aeronáutico Antares deve gerar 3 mil empregos diretos


Lançamento da pedra fundamental marca o início das obras de implementação do aeroporto executivo de Aparecida

O desenvolvimento de Aparecida de Goiânia tem atraído muitos investimentos e possibilitado a abertura de grandes e novos empreendimentos na cidade. Um desses novos empreendimentos é o Antares Polo Aeronáutico, que começa a ser construído nas margens do Eixo Leste Oeste 4, na região Leste da cidade, e que será o primeiro polo de aviação geral do Centro-Oeste.

O lançamento da pedra fundamental que marca o início das obras de construção do Polo Aeronáutico, foi na manhã desta terça-feira, 19, e nem mesmo o tempo chuvoso impediu que as autoridades públicas e empresários de diversos setores pudessem conhecer de perto o projeto do aeroporto executivo e dos hangares.

“Ao longo dos últimos anos, Aparecida se tornou uma cidade destaque e que oferece uma qualidade de vida para as pessoas e que obviamente tem grandes investimentos que nos possibilita almejar lugares ainda mais altos. Durante a operação e implantação do polo aeronáutico é possível que pelo menos 3 mil vagas indiretas de empregos sejam geradas. Além disso mais de 3 mil empregos fixos e até 450 novas empresas podem se instalar em Aparecida”, destaca o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha.

O prefeito Gustavo Mendanha salientou ainda que apesar de ser um investimento privado, a prefeitura foi uma das principais indutoras do projeto, promovendo, por exemplo, a infraestrutura da região com a construção do Eixo Leste Oeste 4, que tem 7 quilômetros de extensão de pista, beneficiando o polo aeronáutico e também o Campus da Universidade Federal de Goiás, que fica a frente do local onde será construído o Polo. “Essa via vai ser fundamental para garantir um acesso de qualidade ao aeroporto e a universidade”.

Após a construção da primeira etapa, o Antares Polo Aeronáutico, deve atrair empresas de táxi aéreo, serviços aeromédicos, de logística, manutenção de aeronaves, hangares, agro aviação e escolas para formação de pilotos. A expectativa é atrair também indústrias, em especial fábrica de peças aeronáuticas, turbinas e motores para aviação, entre vários outros.

O Comandante Francisco Lyra que ficará à frente da coordenação do novo espaço aeronáutico, comenta os benefícios que a nova estrutura poderá levara à população. “A cidade vai se beneficiar muito porque vai gerar uma grande quantidade de empregos especializados para a região e vai atrair um núcleo de atividades econômicas que serão a cadeia de suprimento do próprio setor do agronegócio e tudo que é de varejo”.

Com investimentos na ordem de R$ 100 milhões, o Antares Polo Aeronáutico será voltado para aviação executiva, manutenção de aeronaves e operações logísticas. Ao todo, serão 2,096 milhões m² de área total, dos quais 611 mil m² de área vendável, distribuídas em 455 hangares com metragens entre 1.000 m² e 1.500 m². O Antares também contará com uma ampla estrutura de apoio como lojas, restaurantes e um hotel executivo.

Marcos Alberto Luiz de Campos é um dos sócios-diretores do empreendimento e explica porque Aparecida foi escolhida, “Aparecida é o centro do Brasil e é uma cidade enorme. Hoje está entre os 50 maiores municípios brasileiros, nos últimos 15 anos ela se tornou um polo empresarial, industrial e logístico, então Aparecida passou a ser atrativo para novos investidores”, explica.

“Aparecida é uma cidade que vem um crescente com 11 polos industriais e empresariais. E faltava um polo voltado para o turismo de negócio e para a aviação para consolidar nossa posição no centro do país como um ponto estratégico para a logística e distribuição de produtos”, pontuou ainda o secretário de Desenvolvimento Econômico de Aparecida, Marlúcio Pereira.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, esteve presente na solenidade de lançamento da pedra fundamental do Polo Aeronáutico e frisou que o trabalho em conjunto realizado nas cidades que são limítrofes, contribui para o desenvolvimento das duas cidades. “Essa aliança entre o setor público e o nicho produtivo é um benefício mútuo, através de empresários e grandes empresas que chegarão aqui”, pontuou.

Homenagem


Em um momento marcado pela emoção, os empreendedores e o prefeito Gustavo Mendanha, junto com o público presente, prestaram homenagem ao ex-prefeito de Aparecida, Luiz Alberto Maguito Vilela com um minuto de silêncio e também a apresentação de um vídeo com imagens do gestor falecido em janeiro deste ano por complicações da covid-19. Maguito foi um grande apoiador para a instalação do Polo Aeronáutico na cidade. O ex-deputado e filho de Maguito, Daniel Vilela, estava presente e se emocionou com a homenagem.

“Uma grande pessoa, administrador, pai, filho, e acima de tudo um ser humano extraordinário. Maguito sonhou com a geração de empregos, com a transformação social que os investimentos públicos fariam e hoje nós temos uma Aparecida completamente diferente. E por falar em uma estrela que hoje está brilhando no céu vamos fazer uma grande homenagem a quem nos apoiou desde o início desse sonho”, disse Gustavo que finalizou falando “Decola, Maguito” soltando um aviãozinho de papel no ar.

A obra

Ao todo, a construção do empreendimento será dividida em cinco fases, sendo a primeira com previsão de entrega para 2024, com 72 lotes entregues, pista de pouso funcionando, além de área de embarque e desembarque e toda a infraestrutura necessária para os hangares, como energia elétrica, sistema de abastecimento de água, pavimentação asfáltica e toda a área fechada com portaria monitorada.

Principal estrutura a ser construída no Antares Polo Aeronáutico, a pista de pouso e decolagens contará com 1.800 metros de extensão ou cumprimento, por 30 de largura, o que dá um total de 54 mil m². A pista será capaz de receber todos os modelos de aviação geral, jatos executivos, monomotores e bimotores.



A pista de pouso e toda a pavimentação do empreendimento será feita com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que é o material mais utilizado hoje em dia em pistas de aeroportos pelo Brasil. Cerca de 4.500 toneladas, quase a metade, serão usadas apenas para a construção da pista.

Um dos empreendedores que já adquiriram um lote no Polo Aeronáutico, Abrão Berberian, diretor da Quick Manutenção de Aeronaves LTDA. comentou: “Adquirimos um lote desde o início do projeto, acreditando no projeto para expandir nossos negócios para o Centro-Oeste do país. Ter um espaço próprio para a aviação executiva era um anseio da categoria”.


O prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha; o prefeito da capital Goiânia, Rogério Cruz; o Ex-Deputado Federal Daniel Vilela; o Comandante Francisco Lyra e Marcos Alberto Luiz de Campos, Diretor do Polo Antares e demais figuras públicas e empresários do ramo aeronáutico e agropecuário participaram do descerramento da pedra fundamental do Polo Aeronáutico Antares e também do ato simbólico que enterrou uma cápsula do tempo com notícias da época e também a assinatura de todos os presentes. Informações Secom / Fotos: Rodrigo Estrela

Ver mais sobre Aparecida AQUI 
___________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários