Gustavo Mendanha destaca utilização de tecnologia no combate à Covid-19 em Aparecida


Palestrante na Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, prefeito de Aparecida de Goiânia apresentou políticas públicas implantadas na cidade que auxiliam a administração pública em diversas áreas, inclusive, na Saúde


O prefeito Gustavo Mendanha, que já havia participado da abertura da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA Connnect), evento realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO), destacou durante palestra na tarde desta quinta-feira, 16, o uso da tecnologia no combate à Covid-19 em Aparecida.

O gestor ressaltou os investimentos em infraestrutura e tecnologia e em ações do dia a dia que humanizam o atendimento oferecido pela rede municipal desde o início da pandemia.

Gustavo pontuou que as ações, que utilizam tecnologia na saúde, estão inseridas dentro do Projeto Cidade Inteligente, implantado em Aparecida em 2019.

Na primeira fase foram instalados em toda cidade mais de 750 quilômetros de fibra óptica, permitindo a construção de uma das maiores redes do País. Além disso, Aparecida possui um data center próprio com capacidade de armazenamento de 7.600 terabytes.

Dotada de infraestrutura, a Prefeitura de Aparecida, segundo ressaltou o prefeito, consegue realizar diversas ações no enfrentamento à Covid, do ponto de vista do acompanhamento dos pacientes.

Logo no início da pandemia, nós adotamos medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, como a testagem em massa da população com o teste RT-PCR, que é um dos pilares utilizados para monitorarmos a presença do vírus na cidade. Para os casos positivos identificados a partir dessa testagem, a Secretaria Municipal de Saúde utiliza o serviço de telemedicina pelo qual diariamente o paciente recebe uma ligação de um médico ou enfermeira. Com isso, acompanhamos o quadro clínico, e apenas quando necessário, o cidadão é encaminhado para uma unidade de saúde, evitando sobrecarga do sistema”, explicou.

A tecnologia também está presente no dia a dia dos pacientes internados com Covid-19. Durante o tratamento, o doente, que não pode receber visitas presenciais, mantém contato com a família. Através de smartphones e tablets, a Secretaria de Saúde oferece visitas online, por meio de videochamadas. A medida, de acordo com Mendanha, fortalece os laços familiares e leva esperança tanto ao paciente quanto à família.

Outra medida destacada pelo prefeito que também utiliza a tecnologia é o uso de um painel de monitoramento da doença. “Nosso painel, que é atualizado diariamente, nos permite saber em quais regiões e bairros da cidade estão a maioria dos casos, a quantidade diária de novos casos, o número de pacientes recuperados, o avanço da vacinação, entre outras informações”, detalhou Gustavo Mendanha.

Foi com auxílio de informações precisas do painel e outras medidas que Aparecida, ao contrário de outras cidades e estados brasileiros, conseguiu manter a economia ativa nos períodos mais críticos da pandemia.

Postar um comentário

Comentários