Eficácia de vacina cai e Israel tem nova onda


Com mais de 80% da população totalmente vacinada, Israel teve cerca de 6 mil novos casos na segunda-feira, 09. Governo acelera dose de reforço, mas avalia necessidade de um novo lockdown


Israel está considerando impor novos “lockdowns” e estender as doses de reforço das vacinas contra a covid-19 às pessoas com mais de 50 anos, depois que o número de novas infecções atingiu o maior nível desde fevereiro.

80% da população adulta do país já foi totalmente vacinada, uma das maiores taxas do mundo, ainda assim mais de 6.000 pessoas foram testadas positivas para a covid-19 na segunda-feira, 09, segundo o Ministério da Saúde do país.

Quase 650 pessoas estão hospitalizadas, sendo 400 em condições críticas, disse o Ministério, sem informar quantas delas haviam sido vacinadas.

5% dos testes de covid-19 estão dando positivo, num sinal de que o país está em meio a um grande aumento dos casos, alertou Salman Zarka, autoridade máxima do governo no combate à pandemia. Israel encontra-se num “ponto crítico para a nossa saúde, para as nossas vidas e para a nossa economia”, disse ele.

Por ser o primeiro país a iniciar um esforço em massa de vacinação e o primeiro a reabrir toda a economia, depois de vacinar totalmente 70% de sua população adulta com a vacina da BioNTech / Pfizer até o começo de abril, os israelenses gozaram de um período de liberdade pós-pandemia.

Mas agora, com estudos mostrando que a eficácia da vacina está caindo entre as pessoas com mais de 60 anos, algumas das quais receberam suas primeiras doses em dezembro, Israel também foi o primeiro país a iniciar a aplicação de doses de reforço.

Israel não esperou a aprovação das doses de reforço da Pfizer pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) e já aplicou a terceira dose para cerca de 2.000 pessoas imunodeficientes semanas atrás, antes de estendê-la a todas as pessoas com mais de 60 anos em 1º de agosto. Cerca de 600 mil israelenses idosos receberam a terceira dose, que em breve poderá ser oferecida também às pessoas com mais de 50 anos.

A experiência de Israel com a variante delta do coronavírus e a vacina de RNA mensageiro da Pfizer está sendo observada atentamente por EUA e Europa.

O premiê israelense, Naftali Bennett, disse ontem que 90% das novas infecções ocorreram em pessoas com 50 anos ou mais. “Peço a todos os cidadãos com mais de 50 anos que sejam muito cuidadosos nas próximas semanas”.

O rápido aumento do número de casos ameaça frustrar os planos do governo de manter a economia aberta. As autoridades israelenses já consideram impor um lockdown nos feriados judaicos de setembro, quando as famílias tendem a visitar os avós, para assim romper a cadeia de contágio.

Um lockdown é visto como último recurso e sua restrição aos feriados teria um impacto menor sobre a economia, disse uma autoridade do Ministério das Finanças.

Dados do Ministério da Saúde mostram que a possibilidade de doença grave é até seis vezes maior nas pessoas não vacinadas do que naquelas que tomaram as duas doses da vacina.

Por Mehul Srivastava - Financial Times / Via Luciana Queiroz / Antonio Oliveira



Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Instagram Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários