Em Rio Verde, o prefeito Paulo do Vale; o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; o Governador Ronaldo Caiado; o vice-prefeito Dannillo Pereira; o presidente da Assembleia Legislativa Lissauer Vieira; deputado federal Major Vitor Hugo, e diversas outras autoridades participaram da inauguração de um novo terminal rodoferroviário administrado pela Rumo, a concessionária deve investir R$ 2,8 bilhões ao longo da duração do contrato.
Desenhado para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário nacional, o projeto da FNS (Ferrovia Norte-Sul) possui 4.155 quilômetros de extensão. Destes, 1.537 quilômetros estão na Malha Central, entre Porto Nacional/TO e Estrela D’Oeste/SP. "Lá atrás, em 2019, nós tínhamos o grande desafio de contribuir e plantar as sementes para resolver nossa defasagem de infraestrutura e isso só era possível com uma parceria forte com a iniciativa privada" ressaltou o ministro Tarcísio.
Construído em uma área de 250 hectares doada pela prefeitura de Rio Verde, o terminal vai contribuir com o incremento da operação de grãos e farelo de soja. Um moderno sistema de automação será responsável pelos processos de recebimento e carregamento de alta capacidade e velocidade.
Para o carregamento ferroviário, o terminal conta com uma tulha com capacidade para 3 mil toneladas/hora, o que permite carregar um trem de 120 vagões em menos de 8 horas.
Já no recebimento rodoviário, são oito tombadores, sendo seis para grãos e dois para farelo.
Já no recebimento rodoviário, são oito tombadores, sendo seis para grãos e dois para farelo.
O espaço também conta com acessos rodoviário e estruturas de armazéns, silos e moegas. Nesta fase, a unidade vai movimentar soja, milho e farelo de soja, com uma capacidade projetada de 11 milhões de toneladas por ano, para atendimento de todo o estado de Goiás e o leste do Mato Grosso.
Com o início da operação, serão gerados novos 400 empregos diretos, além de proporcionar grande influência na economia regional.
Uma das prioridades do Ministério da Infraestrutura é ampliar o uso de modais de transporte no Brasil além do rodoviário. Neste cenário, as ferrovias têm importante papel estratégico e ambiental, pois conseguem reduzir o valor do frete e, ao mesmo tempo, ter um impacto muito menor no meio ambiente que as rodovias.
"De fato, os resultados estão saindo e estamos vendo esses investimentos se materializando todos os dias. Estou impressionado com a velocidade, quase R$ 400 milhões prontos em tão pouco tempo", disse o ministro, em referência ao terminal de Rio Verde.
Todo o empreendimento gerou 600 empregos diretos e mais de mil indiretos. Números estes que devem aumentar, já que a empresa vai investir R$ 2,8 bilhões durante os 30 anos do contrato de concessão.
"De fato, os resultados estão saindo e estamos vendo esses investimentos se materializando todos os dias. Estou impressionado com a velocidade, quase R$ 400 milhões prontos em tão pouco tempo", disse o ministro, em referência ao terminal de Rio Verde.
Todo o empreendimento gerou 600 empregos diretos e mais de mil indiretos. Números estes que devem aumentar, já que a empresa vai investir R$ 2,8 bilhões durante os 30 anos do contrato de concessão.
Logística
O Ministro Tarcísio de Freitas ainda destacou outras iniciativas do Governo Federal realizadas no estado de Goiás, como os leilões de aeroportos e das rodovias BR-153/080/414/GO/TO.
Para o próximo mês, está previsto o lançamento da pedra fundamental para o início da construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, ligando Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), e no início de 2022, a ligação completa da ferrovia Norte-Sul com a chegada em Anápolis. "Estamos caminhando para que Goiás tenha uma infraestrutura de altíssimo nível".
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