A Importância do Voto


Importância do Voto para a Democracia

Acredito que quem acompanha este site há anos já deva ter visto uma matéria parecida com esta, pois é verdade meu caro leitor, é praticamente um plágio da publicação realizada há nove anos, pois foi em outubro de 2011, que resolvemos ressaltar o que o eleitor precisa estar atento para escolher seu prefeito e vereador, afinal estas figuras dão rumo político-social em nossas vidas.

Então neste domingo, 15, teremos a nobre missão de escolhermos nossos governantes por mais quatro anos, e nada mudou desde aquela publicação em termos de buscar pessoas capazes para as atribuições que o povo incube para fazer valer suas vontades comuns aos cidadãos. Todavia este ano, o pleito tem algumas singularidades em comparação com as demais eleições já realizadas até este momento. Dentre elas a pandemia da Covid 19 e a tecnologia e seus algoritmos.

O Coronavírus traz a este momento o distanciamento social, bem como a necessidade de não se compartilhar objetos e coisas como no caso tocar nos teclados das urnas, utilizar canetas para assinar, compartilhar os documentos pessoais, também o distanciamento nas filas de votação, aglomerações, enfim, serão necessários protocolos rígidos para que a festa da democracia ocorra sem trazer maiores danos aos nossos cidadãos que irão cumprir seu direito ao voto para a escolha de seu representante à Câmara Legislativa e ao Executivo, afim de dar rumos por mais um tempo à sua cidade.

Outro fato novo é que nas eleições de 2012, a tecnologia ainda não fazia parte do cenário em busca do eleitor de forma preponderante, como acontece desde 2018. Hoje ferramentas como WhatsApp, twitter, instagram, facebook e seus stories e status fazem parte intrínseca na corrida por eleitores que se assemelham aos seus perfis, pois que os algoritmos são programados para buscar os iguais, e nesta batalha a controvérsia do convencimento existente.

Mas diante dos tempos novos e novas formatações para viver o presente na política, ainda há o mais do mesmo. Ou seja, os eleitores precisam analisar as promessas dos postulantes aos cargos que estão pleiteando, para não cair em armadilhas antigas e falsas promessas.

É preciso que o eleitor deixe de lado o ufanismo por algum candidato e o veja como seu funcionário, que vai lhe representar distribuindo recursos, gerenciando, legislando e fiscalizando.

O Cidadão precisa estar consciente que suas escolhas são importantes para a sua vida na cidade de forma coletiva, não adianta olhar somente seu ‘umbigo’, é necessário olhar para o “todo”, pois quando assim o fizer, este cidadão mais do que nunca estará verdadeiramente olhando para melhorias que trarão benefícios para ele, seus filhos, seus parentes, seus amigos, enfim para todos.

É importante o eleitor não se deixar levar por favores pessoais, é necessário olhar os projetos do político, analisar sua exequibilidade a fim de promover as mudanças necessárias para a população e que beneficie a maioria.

Logo é importante nos desprendermos do:

-Ufanismo: Pois nos deixa cegos para enxergarmos os outros com novas propostas e novos ideais, os algoritmos tem esta tendência, mas não somente;

-Corrupção: Afinal corrupto não é só aquele que carrega dinheiro do erário nas cuecas, corrupto é aquele que compra seu direito de escolha;

-Corruptível: Cidadão que vende ou troca seu voto por favores pessoais, acreditando que levará vantagem, mas estará redondamente enganado, pois ao cometer este ato não poderá cobrar dos governantes melhorias dos serviços públicos que devem ser realizados com o dinheiro dos impostos pagos por ele e por todos os demais cidadãos.

Não existe fórmula correta para saber se uma pessoa irá nos representar de forma digna e que atenderá os anseios da maioria da sociedade, porém podemos tentar a assertividade ao buscar um representante que tenha projetos factíveis e que seja uma pessoa ilibada. A grande maioria da população já tem conhecimento das funções dos cargos públicos em questão para estas eleições, no entanto nunca é demais salientar de forma resumida o cargo de cada um.

Pois bem o cargo de prefeito tem a incumbência de executar, organizar e gerenciar a cidade com o apoio dos vereadores.

Já os vereadores representam o povo em suas demandas, sugerindo ações ao executivo, legislando e fiscalizando.

Esta eleição será determinante através das redes e mídias sociais, mas também poderá ser marcada pelo alto número de abstenção às urnas, devido ao momento de pandemia, em que muitos cidadãos estão reclusos ainda em seus lares, principalmente a população de mais idade. Todavia parece que os cenários políticos de renovação dos legislativos municipais tendem a se confirmar, com as ferramentas tecnológicas cumprindo o papel dos antigos cabos eleitorais.

Vamos torcer para que os eleitores cumpram o seu papel de escolha livremente e que os eleitos cumpram e honrem com dignidade o voto do cidadão.

Papel dos Vereadores


Políticos Honestos, Como saber?!?

Por Antonio Oliveira 


Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Instagram Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários