Entrevista: Gustavo Cruz, Candidato a Vereador por Goiânia (2ª parte)


Apresentamos, a segunda parte da Entrevista (1ª parte AQUI) concedida por Gustavo Cruz candidato a Vereador por Goiânia nº 14000, em que discorre sobre algumas demandas da população especialmente na área de Politicas Públicas

Com reais chances de conquistar uma vaga no legislativo da Capital, Gustavo fala nesta parte da entrevista concedida a Antonio Oliveira, sobre seu posicionamento frente às demandas da população na cidade, bem como sobre Políticas Públicas, e suas bandeiras.

EDUCAÇÃO

Antonio Oliveira: Área das Políticas Públicas que devemos estar atentos é a Educação Municipal a partir de 2021. Pode falar a respeito?

Gustavo Cruz: O Vereador tem que estar presente e saber o que está acontecendo na sua região, quanto à falta de estrutura física e de pessoal, como faltas de salas para que nossas crianças tenham acesso às instituições, mas também profissionais que incluem desde o pessoal que faz a faxina dentro das escolas e CMEIs passando pelos administrativos até chegar à sala de aula, em que é necessário cumprir a demanda com professores e auxiliares. Para tanto, cobrir estes déficits, através de contratos e concursos públicos. Bem como solicitar ao prefeito para que estas demandas possam ser sanadas de forma urgente e com o apoio intrínseco da população. Mas é necessário que estejamos preparados para estas demandas que já estão aí, e para resolver isso é preciso pessoas competentes dentro de cada área.

Também acredito que precisamos levar mais a sério nossa educação básica, pois não temos o ensino voltado ao aprendizado a fim de preparar a criança para o mercado de trabalho, através do estudo voltado à exploração de competências tecnológicas e comportamentais desde cedo. E isso poderia ser pensado na próxima gestão.

Uma boa estrutura escolar pode formar cidadãos mais conscientes, pois poderão ter mais conhecimento para lutar por seus direitos.

AO: Os profissionais da educação sentem falta de um interlocutor na Câmara Municipal, como você vê este fato?

Gustavo Cruz: Tenho muito amor a esta profissão, primeiro porque minha mãe é Pedagoga e Professora da Rede Municipal de Goiânia, logo sei bem o que se passa com estes profissionais da educação, pois vivo isso dentro de minha casa, acompanho a luta de minha mãe desde cedo, vendo seu desgaste e seu amor pela profissão. E também porque cursei licenciatura em Educação Física, tendo lecionado por um ano, então consigo entender a luta que esta categoria passa.

Tenho apoio de muitos professores da rede municipal que estão nesta luta comigo e tenho o maior carinho por eles, principalmente porque vejo que o professor não é valorizado na nossa sociedade e nem valorado, de forma cultural. Pois antigamente tínhamos muito mais respeito aos professores e a todos os profissionais da escola, hoje não temos mais isso. Seria interessante se conseguíssemos resgatar estes valores para os tempos de hoje. Poder dar voz aos professores e profissionais de educação na Câmara será uma satisfação muito grande para mim e um privilégio.

TRANSPORTE

AO: Mobilidade urbana e transporte público. Fale um pouco a respeito, por favor:

Gustavo Cruz: Eu sempre andei de ônibus e conheço a realidade desta área. Primeiro não temos abrigos suficientes nos trajetos de circulação dos ônibus, e os que existem, muitos estão em condições de uso deteriorados pelo tempo, não nos abrigando da chuva e do sol.

Os horários não atendem as demandas da população, principalmente nos horários de pico, pois há superlotação, mesmo hoje com a pandemia, ainda ocorre isso. Penso que falta empatia destas pessoas que ocupam cargos públicos ao fazer vídeos e fotos e não lutarem de verdade por melhoria. Eu ando de transporte público há mais de dez anos e sinto o que é necessário juntar forças com a população e brigar com o Executivo e a Câmara Deliberativa de Transportes, para que haja mudanças nestas políticas, como permitir novas empresas na cidade.

As empresas alegam que não dá lucro, mas estas que estão aí não largam. Acredito que tenha que abrir concorrência com novas licitações. E a população precisa estar junta nesta batalha. Quanto aos corredores, seja de ônibus ou de bike, é necessário que haja continuidade em alavancar obras paradas e prosseguir nos projetos iniciados nos governos anteriores para melhor mobilidade da população.

POLÍTICAS SOCIAIS

LGBTQIA+

AO: Qual o motivo de ter políticas públicas direcionadas à causa lgbtqia+?

Gustavo Cruz: Existe estudo em que o Estado de Goiás é o segundo com mais crimes contra esta população. Isto é muito sério. A gente vai esperar acontecer algo desta natureza comigo ou com seu amigo pra poder agir? Não né! temos que agir agora, pra ontem e colocar representantes que sejam LGBTs e que deem representatividade a essas pessoas, que coloque este público lá dentro pra poder, não digo bater de frente, mas poder mostrar que estamos presentes, a gente vai falar e não vamos nos calar. Então juntar esta galera toda e saber que precisa estar engajada com a politica.

Podemos fazer projetos, fazer leis, mas eles, a quem também representamos precisam estar ali juntos com a gente pra poder dar força, né?! Pois é um público pouco engajado com a politica, A politica move nossas vidas.

BANDAS E FANFARRAS

AO: Por que é importante lutar pelas Bandas e fanfarras na cidade, por parte do poder público?

Gustavo Cruz: Participo de forma ativa de bandas e fanfarras há 10 anos, e neste tempo a gente sente a dificuldade na parte financeira, para que haja deslocamentos, alimentação, hospedagens, material. Tudo sempre é bancado pelos professores e pelos componentes das bandas, quando podem.

As pessoas não valorizam a cultura, a música e a dança. E, portanto não sabem o tanto que a cultura é transformadora na vida das pessoas e dos jovens principalmente, a musica e a dança fazem diferença demais e a gente vê isso como prova viva no nossa dia-a-dia, de jovens que eram de uma forma e depois que entraram na banda se transformaram.

Precisamos enxergar isso, temos um monte de bandas e fanfarras e as pessoas não sabem que existe, muito menos o poder público. Então não temos incentivos para a participação em campeonatos que acontecem em outras Cidades e Estados.

Portanto a cultura é importante e pretendo lutar por estes incentivos e reconhecimento tanto do poder público quanto da população com ações e projetos.

SAÚDE

Antonio Oliveira: As Políticas Públicas de saúde a partir de 2021 serão um grande desafio, não obstante outras áreas, como você enxerga este setor com falta de insumos, medicamentos e profissionais?

Gustavo Cruz: A primeira coisa que o Vereador precisa, é estar lá, sair do seu mundo, do seu gabinete para poder estar na rua trabalhando a fim de saber a realidade do nosso povo, daquelas pessoas que necessitam do poder público. É importante ouvir as pessoas, ouvir os profissionais da saúde, Não é só falar ou com “achismos” ouvir apenas algumas pessoas.

O vereador precisa ouvir a população, tanto aqueles que precisam utilizar estes serviços, quanto àqueles que são servidores municipais da área. É preciso valorizar e incentivar estes profissionais para que se sintam prestigiados e queiram continuar prestando um bom trabalho à população. É necessário dar suporte para melhores condições de trabalho.

Enfim só escutando as demandas dos servidores e usuários que se pode mapear melhores políticas públicas para o desafio que não será pouco.

Serão necessários projetos alinhados com os outros entes da federação e seus representantes na área da saúde, para que ninguém fique sem vacina contra a Covid-19. 

SAÚDE PÚBLICA ANIMAL


AO: Dentro das Políticas Públicas tem alguma direcionada que você gostaria de expor como bandeira da sua campanha?

Gustavo Cruz: Claro. Sou protetor de animais há seis anos, e está é uma das minhas bandeiras de luta nesta caminhada. Precisamos mudar essa visão há muito atrasada a respeito dos animais, inclusive é dever do Estado e faz parte da saúde pública. Em Goiânia, é lei desde 2016, a castração, porém não é aplicada. A castração é fundamental e ajudaria muito a vida dos protetores, porque diminuiria a população de animais abandonados. Também é preciso de leis mais rigorosas contra maus tratos e abandono como esta que acaba de ser sancionada pelo Governo Federal, porém será necessário trazê-la à realidade do município.

Também é necessário apoio aos protetores que se dedicam em tempo integral a esta causa, pois não podem viajar ou se ausentar para um descanso, devido o seu tempo ser todo dedicado a esta causa, afinal vivem para os animais. A parte financeira exige gastos com limpeza, medicação, remédios e alimentação. Existem abrigos que contam com até 40 animais, e muitas das vezes o cuidador não dispõe de recursos suficientes para manter e não passar por dificuldades pessoais.

Necessitamos dar voz a estas pessoas e apoio, afinal se elas deixarem de fazer este papel, que o fazem por amor, isto pode impactar de forma negativa na nossa sociedade. O poder público não está aparelhado e preparado para esta politica, que acredito seja tão importante para a população.

Esta para ser entregue ainda este ano, um hospital público veterinário, porém não temos a certeza dessa entrega, o que seria um descaso com a saúde publica.

Caso este hospital não seja entregue faremos barulho, pois uma capital de Estado não ter uma aparelhagem desta envergadura é uma vergonha. Os governantes em sua maioria não se preocupam com este tema.

Animais são vidas que precisam ser cuidadas. Estou nesta luta há um bom tempo, desde que resgatei o primeiro em situação de abandono. Não uso a causa animal para me promover, faço por amor e por missão de vida, não preciso de mídia. Portanto, eu, Gustavo Cruz 14000, pretendo ser eleito e brigar na Câmara por condições melhores tantos para os animais quanto para os cuidadores, pois tenho paixão por estes bichos. Afinal são vidas, e todas as vidas precisam ser valorizadas.

Primeira parte da Entrevista AQUI

Mais de Antonio Oliveira AQUI


Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Instagram Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários