Senador Canedo: Produtos de origem animal poderão ser produzidos e comercializados no município


Desde o ano de 2017, foi criado no Município, o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Senador Canedo (SIM/POA), o serviço que está vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Combate à Fome, visa garantir a qualidade alimentar dos produtos que são manuseados por estabelecimentos comerciais

Comércios que produzem e manipulam de alguma forma esses produtos de origem animal, incluindo os procedimentos de abate de animais e seus produtos; o pescado e seus derivados; o leite e seus derivados; ovos e seus derivados; mel e cera de abelha e seus derivados, precisam deste certificado para comercializar tais alimentos.

Seguindo as exigências sanitárias, ficará permitida a produção e comércio de alguns produtos de origem animal, que antes somente eram permitidos mediante liberação da Agrodefesa.

O registro permite a comercialização do alimento dentro do município, e coibi a venda dos produtos clandestinos, o que pode causar diversas doenças, entre elas a salmonelose e tuberculose. “Este serviço garante a qualidade e segurança alimentar para a população Canedense”. Afirma Paulo Ferreira, agente de Inspeção Sanitária.

Entre os serviços, estão a fiscalização dos estabelecimentos registrados e que comercializam produtos de origem animal (atacado e varejo); realiza a coleta de amostras de água de abastecimento, matérias-primas, ingredientes e produtos para análises fiscais; notifica, emite auto de infração, apreende produtos, suspende, interdita ou embarga estabelecimentos e cassa registro de estabelecimentos e produtos; realiza ações de combate à clandestinidade, entre muitos outros. Fonte: Prefeitura de Senador Canedo
__________




Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam

Postar um comentário

Comentários