Palmas: Primeiros casos caracterizados por transmissão comunitária são investigados


Desde o mês de março o Ministério da Saúde declarou o reconhecimento de transmissão comunitária do novo coronavírus (Covid-19) em todo o Brasil

Em Palmas, já foram confirmados 30 casos da doença, entre eles foram identificados seis casos de possível transmissão comunitária, que estão sendo investigadas pela equipe epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Para a diretora de vigilância epidemiológica, Marta Malheiros, o momento é de autocuidado. “As pessoas tem que se conscientizar sobre as aglomerações, não elaborar pequenas festas com familiares, evitar ficar muito próximo de outras pessoas na rua, mesmo ao pegar ônibus, também é importante evitar viagens mesmo que interioranas, essa é uma época de isolamento social”, ressaltou ela.

Se confirmada a transmissão comunitária em Palmas, o cenário epidemiológico também é alterado, onde apresentava apenas transmissão em pessoas que viajaram, agora apresenta também pacientes infectados que não estiveram nos países com registro da doença e transmitem a doença para outras pessoas, que também não viajaram.

Diante desse quadro, se faz necessário os cuidados com a higienização pessoal que a população deve ter constantemente, uma vez que muitos trabalhadores integram as áreas de prestação de serviços essenciais e necessitam do transporte municipal para se deslocar aos locais de trabalho, bem como idas a supermercados, agências bancárias e casas lotéricas.

A diretora da vigilância epidemiológica reforça a importância do uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel, evitar levar as mãos ao rosto, retirar as roupas antes de entrar em casa, e também evitar entrar com sapatos dentro de casa ao chegar da rua. Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Palmas
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam

Postar um comentário

Comentários