Senador Canedo: Prefeitura agiliza obras para manter sistema de distribuição de água


A Quarentena mais que dobra o consumo de água em Senador Canedo

Desde o início da implantação da quarentena, Senador Canedo marca um crescimento de 60% na demanda diária de consumo de água.

Crescimento motivado pelo período de recesso escolar e paralisação de muitas atividades, como demanda as medidas sanitárias de combate ao Coronavírus. Diante deste cenário, alguns setores da cidade tiveram problemas pontuais de falta de água em consequência da queima de bombas e equipamentos que fazem parte da captação e distribuição de água.

Para solucionar o problema, um conjunto de ações foi acelerado pelo Saneamento Municipal de Senador Canedo (Sanesc) para garantir o abastecimento à população dos bairros afetados. 

Foram aplicados investimentos, além da dedicação da equipe técnica, aumentando a capacidade de produção de água tratada e a sua distribuição para todos os domicílios. Foram afetados menos de 10% dos consumidores.

Rede estrutural

Senador Canedo tem cerca de 175 bairros e mais de 730 quilômetros de adutoras e ramais. 

Alguns problemas isolados ocorrem, principalmente diante de um alto consumo, e são prontamente sanados. Entre os principais desafios estão a distância geográfica entre muitas regiões, alguns desníveis de terreno, onde em alguns pontos ocorrem problemas com pressão, que podem prejudicar o abastecimento, situações que exigem maior condição técnica que em outros locais. 

Em uma situação como está de consumo crescente, há um tempo esperado para a solução definitiva da falta de água, mesmo assim os moradores das regiões afetadas são atendidos em algumas horas.

Os reparos e vigilâncias ao sistema acontecem principalmente à noite, quando o consumo é menor e a pressão da água consequentemente aumenta. Caminhões pipas são higienizados e levam água aos bairros, que estejam com abastecimento comprometido.

A cidade mantém amplo desenvolvimento, com bairros e novos loteamentos, além do desenvolvimento industrial e comercial, garantido por obras planejadas e dinâmicas no saneamento da cidade. 

Atualmente, há o registro de 980 m3/horas de produção de água tratada e de qualidade, respeitando todas as normas técnicas exigidas.

Ações definitivas

Uma das principais ações é o funcionamento da Estação de Tratamento do Rio Sozinha, e a interligação desta com a Estação de Tratamento Lúcio Rosa, que fica na Região Central. O que possibilita a produção em torno de 1 milhão de litros de água por hora, que pode ainda ser ampliado, conforme crescimento da cidade. E que somando ao sistema, pode chegar a mais de 2 milhões de litros de água tratada.

Outra ação é reestruturação e o término da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água da Emgopa, beneficiando diretamente mais de quatro mil famílias, atendendo cinco bairros.

Junto a todas essas ações mencionadas soma-se uma nova Estação de Tratamento de Água no Córrego 2 irmãos, atendendo, principalmente, a Região do Buritis. Fonte: Prefeitura de Senador Canedo
__________
Publicidade


Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam:
Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários