Goiânia: Escolas e Cmeis recebem orientações sobre prevenção contra Coronavírus


Secretaria recomenda roda de conversa com os alunos e mais cuidado com higienização

Preocupado com a circulação do novo Coronavírus pelo mundo, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) orienta desde o início de fevereiro as instituições de ensino. As medidas focam na prevenção e seguem o plano de contingência do município de Goiânia para a doença.

As escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei) de Goiânia recebem recomendações por meio dos boletins informativos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e são orientadas a realizarem rodas de conversa com os alunos e intensificarem a higienização com os educandos e profissionais da Educação.

De acordo com Marislei Brasileiro, enfermeira e apoio pedagógico da SME, a orientação segue protocolos do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde. “Lavar bem as mãos, evitar espirrar sem colocar o braço na frente, não compartilhar copos e outros utensílios pessoais são alguns dos cuidados. Se a criança apresentar febre ou dificuldade respiratória, a instituição deve orientar os pais a procurarem a unidade de saúde”, ressalta.

“Outra questão é fazer rodas de conversa com os alunos para que não compartilhem informações falsas, pois há uma grande quantidade de fake news na internet. Os alunos precisam saber o que é científico e o que é falso”, complementa Marislei.

Histórico

O Coronavírus (COVID-19) é um tipo de vírus que causa infecções respiratórias e foi detectado no dia 31 de janeiro de 2019, na China, após a Organização Mundial de Saúde ser alertada de muitos casos de pneumonia na cidade de Wuhan. A suspeita é que pode ser transmitido por morcegos. O vírus comum já existe desde 1960 no Brasil e tem vários tipos, podendo infectar pessoas ao longo de suas vidas.

Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar. Ele pode ser transmitido por gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, contato com objetos ou superfícies contaminadas.

Fonte: Prefeitura de Goiânia / Daniela Rezende-editoria de Educação e Esporte / Foto: Eulices Maria
__________
Publicidade


Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam:
Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários