Anápolis: Mutirão com Castramóvel irá castrar mais de três mil animais de rua


O objetivo é realizar o procedimento em animais de rua e que vivem com famílias de baixa renda

Anápolis já conta com o Castramóvel

Um ônibus adaptado com salas cirúrgicas, de medicação pré-anestésica, de assepsia e autoclavagem, sistema de aquecimento, oxigênio e ventilação mecânica, entre outros equipamentos necessários para o procedimento de castração de animais.

A entrega foi feita nesta terça-feira, 10, pelo prefeito Roberto Naves, em solenidade que também marcou a assinatura de convênio com três clínicas veterinárias da cidade, credenciadas por meio de chamamento público. O objetivo é promover um mutirão para realizar a castração de mais de três mil animais em situação de rua e que vivem com famílias de baixa renda.

“Estamos mudando a realidade da cidade que no passado era pegar os animais nas ruas e sacrificar. Agora fizemos chamamento público para as clínicas e adquirimos o Castramóvel. Acreditamos nessa política de saúde pública e abraçamos a causa”, disse Naves. 

O investimento para a aquisição do Castramóvel foi de R$ 480 mil, sendo metade dos recursos oriundos dos cofres municipais e a outra proveniente de emenda parlamentar do então deputado federal, à época, Alexandre Baldy.

Militante da causa animal, a vereadora Thaís Souza, destacou que Anápolis passa a ser referência no controle social e saúde pública dos animais. “Já percorri várias cidades do País nessa luta em defesa dos animais e posso garantir que a Prefeitura adquiriu o que há de melhor para a realização dos procedimentos. Esse é o melhor Castramóvel do Brasil!”, exclamou.

A emoção estava evidente no público formado em sua maioria por representantes de organizações não-governamentais de defesa dos animais. Celiane Santos, da SOS Animal, ressaltou que o dia foi de alegria e celebração. “Isso é um marco da nossa luta. Impossível conter a emoção e felicidade”, frisou.

O evento realizado na Praça Dom Emanuel contou ainda com a presença dos vereadores Domingos Paula, Fernando Paiva, João Feitosa, Lélio Alvarenga e Pastor Elias, além de representantes das clínicas credenciadas por meio de chamamento público.

Mutirão

O Castramóvel vai se somar às clínicas veterinárias escolhidas por meio de credenciamento e também ao Centro Cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal – inaugurado em junho pela atual gestão.

Para o mutirão de castrações o Centro de Controle de Zoonoses está realizando há alguns meses a triagem nos bairros e catalogando os animais de rua, para promover a castração de animais que vivem com famílias em situação de vulnerabilidade. Os interessados podem procurar a unidade Centro de Zoonoses (confira o endereço abaixo) a partir desta quarta-feira, 11.

Segundo a coordenadora, Vera Lourenço, a pessoa deve levar o cartão do Bolsa Família ou Renda Cidadã e comprovante de renda. Caso não seja beneficiário de nenhum dos programas vai ser feita a análise socioeconômica para que possa ser inscrito no mutirão cujo público-alvo são famílias de baixa renda que precisam castrar seus animais de estimação.

Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal
Horário de funcionamento: 7h às 17h (segunda a sexta-feira)
Local: Av. Belo Horizonte, Qd. D, Lt. 29 – Bairro Santo André/Victor Braga
Telefone: 3313-1336 Fonte: Prefeitura de Anápolis
__________
Publicidade


Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam:
Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários