Senador Canedo: Prevenção e cuidado com o câncer de mama fazem parte da rotina no município


O atendimento a mulher, no cuidado preventivo ao câncer de mama, se intensifica durante o mês de outubro

Período eleito para a campanha, o Outubro Rosa, é o mês escolhido para ações de prevenção que acontecem em todo país, e claro, Senador Canedo não fica de fora, porém a necessidade de se pensar o cuidado contra um dos cânceres mais agressivos, que leva a óbito milhares de mulheres no Brasil, tem sido permanente na rede municipal de saúde.

No último trimestre, foram mais de 900 exames de mamografia realizados na Maternidade Municipal de Senador Canedo.

A unidade de saúde possui atualmente em seu quadro clínico dois mastologistas e dois técnicos responsáveis pelo mamógrafo, atendimento que garante a paciente um laudo e consulta com especialista em tempo menor que 60 dias, sem demanda reprimida, fila de espera que pode influenciar negativamente na eficiência do tratamento.

No Brasil , segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, serão quase 60 mil novos casos de câncer de mama, que serão registrados em 2019.

O mastologista Thiago Zago Azara alerta sobre os cuidados para a prevenção, entre eles o autoexame, na faixa etária dos 18 aos 40 anos. “O autoexame é instrumento da paciente se autoconhecer, porém ele não pode ser o único meio preventivo, as consultas regulares a um especialista é primordial, mulheres com 40 anos de idade acima devem fazer mamografia anualmente. Devem ser observadas também alterações, como nódulos, mudança na pele, na aréola e presença de secreção, qualquer destas circunstâncias é necessário em caráter de urgência consultar um mastologista”, explica.


Prevenção e Diagnóstico Precoce

Thiago Zago Azara também alerta sobre fatores que podem garantir de 20 a 30% a prevenção do câncer, como atividade física e alimentação equilibrada. “O carcinoma pode surgir devido a características genéticas, mas nem sempre, normalmente as pacientes não tem casos em família e apresenta a doença”, explica.

Dados médicos e pesquisas mostram como o diagnóstico precoce é importante. “A descoberta de um tumor inicial garante uma porcentagem maior de sobrevida, e implica também, muitas vezes, um tratamento menos invasivo”, ressalta o especialista.

Ações concentradas

No dia 16 de outubro uma grande ação reforça o trabalho de prevenção ao Câncer de Mama em Senador Canedo.

O evento Outubro Rosa promoverá consultas com especialistas, mamografia, ultrassonografia, palestra com informações sobre a doença, entre outros serviços, além de um Espaço Beleza para as mulheres. Fonte: Prefeitura de Senador Canedo
__________







Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam:
Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários