Senador Canedo: SAMU inicia Atendimento Móvel de Suporte Avançado

Saúde
Foi realizada nesta segunda-feira, 2 de setembro, a solenidade de entrega da ambulância de atendimento móvel avançado (USA), popularmente conhecida como UTI Móvel

A estrutura é adequada para a prestação de socorro em casos de acidentes graves, e também o transporte de pacientes em estado crítico, casos de alta complexidade.
 
O evento foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, com a presença do prefeito Divino Lemes, deputado estadual Júlio Pina, Doutor Sandro Batista - superintendente do Complexo Regulador em Saúde, representando o secretário estadual de Saúde, o secretário municipal de saúde Carlos Maranhão, os vereadores: Betim, Ronaldo da Feira e professora Denise, o coordenador do SAMU Senador Canedo, Pedro Palácios, entre demais lideranças.

 
A USA é formada por uma equipe com condutor socorrista, enfermeiro e médico. Que são capazes de realizar procedimentos mais invasivos, que podem ser de extrema importância nas ocorrências, como parto, intubação, drenagem torácica, e demais. 

A ambulância (UTI) é equipada com aparelhos de alta tecnologia, como respirador mecânico, cardioversor, bomba de infusão, monitorizarão de oximetria, materiais para imobilização e ampla cartela de medicamentos que podem ser usadas nas ocorrências de emergência.

Em fala, o prefeito Divino Lemes ressaltou a importância do investimento para garantir melhor atendimento em ocorrências graves, de alta complexidade. “É mais um investimento da administração municipal, para que possamos atuar com eficácia no atendimento pré-hospitalar, que este seja seguro e ágil. Fatores imprescindíveis para ocorrências, que garante ao paciente mais chance de sobrevida, inclusive, evitando sequelas, que podem ser fatais ou mesmo permanentes”.
 

Na ocasião também foram entregues equipamentos de proteção individual (EPIs), e demais acessórios que serão usados pelos condutores das motolâncias, como jaqueta, joelheiras, e outros.

Parceria e mais investimentos

O serviço será ofertado pela Prefeitura Municipal de Senador Canedo, em parceria com o Ministério da Saúde, garantindo mais eficiência nos atendimentos disponibilizados pelo SAMU/192 do município.


A Base independente do SAMU foi inaugurada no dia 19 de junho de 2017, com duas unidades de suporte básico. 

No mês de maio de 2018 foram implantadas duas motolâncias, acompanhando o crescimento da cidade, e o número de ocorrências, que supera os 6971 atendimentos, de janeiro de 2016 a 26 de agosto de 2019. Uma ambulância do suporte básico foi substituída por um modelo mais novo, também no ano passado, e agora recebe a USA e demais aquisições. Fonte: Prefeitura de Senador Canedo
__________
Publicidade



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam:
Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários