Profissional híbrido: Uma nova tendência do mercado

novembro 17, 2018

O profissional híbrido é um novo conceito que aparece como tendência no mercado, e designa o colaborador que tem compreensão e interesse dentro de todo sistema orgânico da organização, além do que já corresponde a sua área de atuação. Pode ser analisado como o potencial CEO, uma vez que tal cargo é necessário ter visão sistêmica para que seja possível entender os diferentes processos das diferentes áreas.

A principal característica que esse profissional precisa ter é curiosidade. Muitos não conseguem evoluir em suas carreiras, justamente por ficarem acomodados em suas áreas, sem buscar conexão com as estratégias da empresa. Para que esse cenário seja diferente e evolutivo, é importante ter interesse, buscar novos conhecimentos e levantar impactos positivos para a empresa a partir do seu trabalho.

Além disso, é preciso trabalhar a criatividade. Cursos relacionados a arte, normalmente, trazem um pensamento mais sistêmico e, por isso, tendem a ajudar na formação desse novo profissional. Busque circular dentro das empresas, conhecer novas pessoas de outras áreas e se interessar genuinamente por seus processos. Esses cuidados podem ajudar a desenvolver essas características.

Esse novo perfil pode ser visto como uma adaptação do especialista que, até então, era mais requisitado em determinados cargos por sua qualificada experiência. Mas, além das especialidades, é importante entender como sua formação se encaixa de forma coletiva nas estratégias organizacionais para que juntas possam resultar em mudanças frequentes na gestão, impulsionadas pela tecnologia e, principalmente, pelas novas gerações de profissionais.

Por este motivo, a tendência do profissional híbrido é trazer mais resultados para as empresas, já que ele está mais conectado com o que acontece a sua volta. Em muitos processos de recrutamento de trainee, por exemplo, já se busca profissionais com essas características.

Se você enxerga potencial para se transformar em um profissional híbrido, é possível seguir alguns métodos para se destacar enquanto um colaborador multidisciplinar:

-Circule e converse com pessoas de outras áreas diariamente;
-Foque em conhecer uma nova área e seus respectivos processos, da empresa onde trabalha, semanalmente;
-Leia livros que não estejam relacionados com a sua área de atuação, mas que tenham a ver com o negócio que você trabalhe;
-Participe de eventos e troque conhecimentos com outros profissionais;
-Busque conversar com pessoas com visões sobre o todo. Assim, você pode, em um futuro, modelar esses profissionais e usar suas características para que você também seja um profissional híbrido.

Ainda assim, é importante tomar certas precauções, como não deixar de lado sua formação. Olhar para fora, ou seja, outras áreas, pessoas e características, não deve fazer com que o profissional pare de olhar para dentro. É preciso mesclar a busca de novos conhecimentos, com o aprofundamento de estudos que o profissional já tem familiaridade e domínio.

Por Alexandre Slivnik - Autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamentos

__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam ››https://www.youtube.com/LucieniCriacoes?sub_confirmation=1
Post: Lucieni Soares
Próxima Postagem
« Próxima
Postagem Anterior
Anterior »

Comente com o Facebook: