Projeto NA ESTRADA Chega a Jataí


Fábula, Sátira e Lirismo se encontram em projeto coletivo de teatro

Três grupos goianos viajam juntos pelo Brasil, apresentando 3 espetáculos consagrados pelo público e pela crítica

Rato de Biblioteca, da Cia. De Arte Poesia Que Gira, A história é uma Istória, do Grupo Bastet e Quando se abrem os Guarda-Chuvas, da Farândola Teatro


Entre os meses de abril e maio, um incomum projeto coletivo parte de Goiânia/GO, para uma caravana teatral repleta de sonhos e significados. Trata-se de uma circulação que envolve artistas de três diferentes grupos goianos, que buscam no fazer coletivo e na formação de novas redes o fortalecimento da produção cênica do Planalto Central em face de um cenário nacional ainda concorrido e nem sempre amistoso. O projeto conta com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás/Seduce/Governo de Goiás e com a produção da Plano V Eventos e Cultura.

A segunda cidade a receber o projeto será Jataí, nos dias 12, 13 e 15 de abril, no SESC Jataí. Nestas datas o público poderá conferir, gratuitamente, três diferentes espetáculos, cada um deles apontando para questões do mundo contemporâneo, mas com formas, linguagens e para públicos diferentes. Em seguida a caravana segue para Cavalcante/Go, Mauá/RJ, Brasília/DF, Porto Nacional/TO, Campo Grande/MS e São Paulo/SP.

Três em três

Enquanto o espetáculo para crianças Rato de Biblioteca encanta pela ingenuidade e doçura, mostrando ao público que o mundo dos livros e da leitura é algo a ser preservado, o espetáculo para o público de jovens e adultos A História é uma Istória, traça um perfil de uma humanidade miserável e amoral, por meio do texto irônico e debochado de Millôr Fernandes. Quando se Abrem os Guarda-Chuvas, por sua vez, remete ao entardecer da vida, discorrendo de forma poética e cômica sobre os percalços e possibilidades de envelhecimento no mundo contemporâneo. Assim, com estes três trabalhos, já bastante amadurecidos pelo tempo de existência, os artistas-criadores Fernanda Pimenta, Thaíse Monteiro e Thiago Moura se unem na importante tarefa de levar teatro a todos os cantos e pessoas, debatendo as condições do próprio fazer teatral.

Segundo seus realizadores, a principal força deste projeto está em sua capacidade de viabilizar a colaboração de três importantes grupos de Goiás, fomentando seus trabalhos, valorizando a arte local e fortalecendo o cenário artístico do Estado. Esse coletivo, formado pelos grupos Cia de Arte Poesia que Gira, Grupo Bastet e Farândola Teatro, já vem trabalhando e colaborando uns com os outros nos últimos cinco anos, portanto, este projeto é fruto desta parceria pré-existente, que confere maturidade e qualidade estética para todos estes trabalhos.


Intercâmbio

Além dos espetáculos, o projeto também prevê bate-papo e residência artística em cada uma das localidades. Segundo Patrícia Vieira, da Plano V Eventos e Cultura, produtora do projeto, a ideia é “estabelecer pontes de diálogo entre os artistas dos espetáculos, o público, a produção e os artistas de cada localidade visitada”. Sobre a relevância deste tipo de ação ela reforça: “É importante para criarmos estratégias de mobilização e fidelização do público de cada cidade às obras teatrais e aos espaços culturais que estão nos recebendo. Consideramos mesmo como uma atividade artístico-pedagógica, de fomento à arte e à cultura e de formação de público e plateia. Nossa ideia é criar e fortalecer essas redes de produção e circulação de espetáculos, como uma via de duas mãos. Nós levamos nosso trabalho e contamos com esses parceiros, que futuramente também poderão contar conosco para trazerem para Goiás suas produções.”.

Programação:

12, 13 e 15 de Abril – Jataí/GO - SESC Jataí (R. Dep. Costa Lima, 203, Vila Sta. Maria)
Qui - 19h - 1º dia - Farândola Teatro – Quando se Abrem os Guarda-Chuvas
Sex - 19h - 2º dia - Grupo Bastet – A História é uma Istória
Dom - 17h - 3º dia - Cia de Arte Poesia que Gira – Rato de Biblioteca

20, 21 e 22 de Abril – Porto Nacional/TO
01, 02 e 03 de Maio – Brasília/DF
04, 05 e 06 de Maio - Cavalcante/GO
11, 12 e 13 de Maio – Campo Grande/MS
18, 19 e 20 de Maio – Mauá/RJ
23, 24 e 25 de Maio – São Paulo/SP

Por Ana Paula Mota
Fotos: Layza Vasconcelos
__________


__________


TWITTER             InstagramSiga nosso Instagram

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários