XVII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Cacique Raoni e Chico César são alguns dos convidados desta edição
Há 17 anos, na segunda quinzena do mês de julho, algo mágico acontece na Vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás, onde fica a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: toda a região se mobiliza para a realização do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros - ECTCV. Um simbólico grito de resistência na luta pela conservação ambiental e das tradições culturais existentes no Brasil. O evento reúne representantes de comunidades de diversas regiões do País em atividades que valorizam e celebram a cultura desses povos, assim como debatem as formas de preservá-las. A programação conta com 15 dias de apresentações culturais, incluindo cortejos, giros de folia, alvoradas, congadas, oficinas, vivências indígenas, shows, mostras de filmes, exposições, apresentações teatrais, palestras e rodas de prosa.

Etapas e atrações

De 15 a 21 de julho, a Aldeia Multiétnica, primeira etapa do Encontro de Culturas, reúne povos indígenas de todo o Brasil para apresentações culturais e trocas multiétnicas, evidenciando suas culturas, celebrando o encontro dos povos e o fortalecimento de suas raízes.

De 22 a 30 de julho, representantes da cultura popular tomam as ruas e os palcos da vila de São Jorge. Entre os dias 22 e 24, a comunidade do Sítio Histórico Kalunga assume o comando das festividades com o IV Encontro Quilombola da região da Chapada dos Veadeiros e apresenta fragmentos da Festa do Divino Espírito Santo, importante festejo religioso da comunidade, além de realizar discussões referentes à saúde, educação, cultura e sustentabilidade do povo Kalunga.

Nomes como Chico César, Doroty Marques e a Turma Que Faz, Alessandra Leão e Caçapa, Conrado Pera, Silvan Galvão, Rosangela Silvestre, Mestre Solano, Passarinhos do Cerrado e o grupo Fulô da Aurora já estão confirmados. Os grupos tradicionais veteranos do Encontro, como o Congo de Niquelândia (GO), os grupos de cultura popular do Sítio Histórico Kalunga (GO), a Caçada da Rainha de Colinas do Sul (GO), a Catira e Folia de São João D’Aliança (GO), o Terno de Moçambique do Capitão Júlio Antônio (MG) e o Tambores do Tocantins (TO) continuam a fazer parte da programação principal.


Cultura da preservação

Reconhecendo que resultados significativos serão alcançados apenas se as políticas de meio ambiente forem alinhadas às políticas sociais, a XVII edição do Encontro fortalecerá os debates em torno da sociobiodiversidade brasileira, com foco nas águas do Cerrado, abrindo novas perspectivas de uso sustentável da biodiversidade e da sabedoria popular pertencentes aos territórios das comunidades tradicionais. Com o tema “Cerrado das Águas”, visa promover e debater a preservação do bioma, considerado a caixa d’água do Brasil, pois abriga nascentes de rios que beneficiam oito das 12 grandes bacias hidrográficas do País e está em constante risco devido ao desmatamento causado pela expansão agrícola. Além disso, as discussões abordarão a recente ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, importante conquista da região, cuja área aumentou de 65 mil hectares para 240 mil hectares em maio de 2017. O evento deste ano também marca o aniversário de 20 anos da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge (CCCJ), que o criou e realiza há 17 anos.

Sobre a motivação por trás da iniciativa, Juliano George Basso, presidente da CCCJ, explica: "Nosso propósito foi criar um território dentro do bioma Cerrado, em meio ao Planalto Central, onde povos e comunidades tradicionais tivessem a oportunidade de mostrar sua arte, beleza, tecnologias sociais, saberes, fazeres, seu patrimônio cultural tão rico”, explica. “O Encontro é um momento de celebração, a oportunidade para que elas, que vêm de diferentes regiões do Brasil, se encontrem e troquem conhecimentos entre si”.


Para Juliano, o Encontro é sinônimo de desenvolvimento social, humano e econômico da região da Chapada dos Veadeiros. Com apenas 800 habitantes, durante o evento o vilarejo de São Jorge recebe pessoas do mundo inteiro, movimentando o turismo local. Para muitas comunidades participantes, o Encontro representa uma importante fonte de geração de renda, por conta do dinheiro arrecadado com a venda de artesanato e outras atividades comerciais no evento.

Neste ano, um dos convidados será o Cacique Raoni, hoje com 87 anos. Ele estará presente na primeira semana do evento, a Aldeia Multiétnica.

Outros convidados confirmados são:

Música:
1. Chico César; 2. Alessandra Leão e Caçapa; 3. Doroty Marques; 4. Mawaca; 5. Mestre Solano - o Rei da guitarrada; 6. Passarinhos do Cerrado; 7. Fulô da Aurora; 8. Silvan Galvão; 9. João Arruda; 10. Tambores do Tocantins; 11. Conrado Pera; 12. Xaxado Novo; 13. Cátia de França

Artes Cênicas:
1. Teatro - Cia de Teatro Nu Escuro – Pitoresca; 2. Musical - Turma Que Faz – Opereta da Turma (direção de Doroty Marques); 3. Dança - Amanda Cristina e Bianca Bazzo; 4. Dança - Rosângela Silvestre; 5. Teatro/Circo - Cia "Tem Sim Sinhô".
Cia de Teatro Nu Escuro (GO) se apresentará durante o evento, com o espetáculo Pitoresca
Literatura:
1. Lançamento de livro de Jarid Arraes; 2. Lançamento de livro "Garimpo: Uma verdade sobre a Chapada dos Veadeiros", de Jorge Oliveira Junior

Artes Visuais:
1. Exposição fotográfica de Diering Adler

Festas, folguedos e folias:
1. Folia do Divino de Crixás; 2. Caçada da Rainha de Colinas do Sul; 3. Caretada de Paracatu; 4. Comunidade do Sítio Histórico Kalunga; 5. Congo de Niquelândia; 6. Terno de Moçambique do Capitão Júlio Antônio

Participações indígenas (Aldeia Multiétnica):
1. Cacique Raoni; 2. Fulni-ô; 3. Guarani Mbya; 4. Kamayurá; 5. Kariri-Xocó; 6. Denilson Baniwa; 7. Kayapó / Mebêngôkre; 8. Representantes da etnia Dessana, do alto Rio Negro.


Informações
Helena Castello Branco
helena@bookcrossing.com.br
www.encontrodeculturas.com.br

Ana Paula Mota
anapaulamota@gmail.com
______

Blog O Centroeste
ENVIE SUA SUGESTÃO DE PAUTA OU DENÚNCIA: faustocm28@gmail.com

Trabalhamos com Assessoria Comunicação, Cobertura Fotográfica & Jornalística
Publicamos Editais, Editoriais, Publieditoriais, artigos e notas

Inscreva-se


TWITTER

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários