Projeto pode tornar Anápolis referência em saúde pública animal


Um projeto de lei apresentado pela vereadora Thaís Souza (PSD) na Câmara de Anápolis promete tornar o município referência em saúde pública de animais. O texto, prevê entre outras medidas, a castração gratuita de animais de rua e transforma o antigo prédio do Centro de Zoonoses da cidade em um centro de bem estar animal com oferecimento de consultas e outros serviços gratuitos.

Segundo a autora do projeto, já existe uma lei estadual e outra federal que trata sobre a castração gratuita de animais, mas lembra que, na maioria dos casos, as normas não são colocadas em práticas nos municípios. “Daí a importância de um complemento suplementar na cidade”, explica.

A iniciativa também prevê a aquisição de um ônibus que será utilizado como “Castra-Móvel” na cidade. Com o intuito de atender à demanda, o deputado Lincoln Tejota (PSD) já destinou emenda parlamentar de R$ 180 mil para aquisição do veículo.

A matéria que torna Anápolis em referência em saúde animal está atualmente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa de leis com pedido de parecer técnico pelas secretarias municipais. “A intenção é fazer com que o trâmite ocorra da maneira mais transparente possível e que o poder Executivo possa corroborar a viabilidade e importância da matéria”, conta.

Ainda conforme a parlamentar, o projeto já possui o aval do prefeito Roberto do Órion (PTB) e dos demais vereadores. A expectativa é que o texto chegue ao plenário para ser apreciado já no início da próxima semana.


Por Marcelo Gouveia - Jornal Opção

Postar um comentário

Comentários