Banner topo 2

 

Espetáculo de circo estreia em Goiânia com inspiração em clássico da literatura brasileira



Com inspiração no clássico literário Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, Lembrança da Delicadeza propõe uma travessia entre circo, corpo, memórias e palavras. Idealizado e interpretado pela artista circense Lucienne Machado, o projeto envolve três ações artísticas
O espetáculo Lembrança da Delicadeza será apresentado nesta sábado, dia 22 de novembro; a oficina Faquiresas – A construção do tapete de vidro será realizada no dia 6 de dezembro; e a exibição de um videocirco será em 17 de dezembro.

As atividades presenciais acontecem no Esparta Arte e Cultura, em Goiânia, e a única atividade online, a exibição do videocirco, vai ser realizada via Youtube. Todas as etapas são gratuitas e este projeto tem recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, operacionalizada pela Secretaria da Cultura (Secult Goiás) em edital de circo, na categoria de estímulo à pesquisa e criação.

Lembrança da Delicadeza

No espetáculo que dá nome ao projeto, Lucienne Machado constrói uma narrativa que caminha com movimentos, remetendo à sensação que a leitura de Grande Sertão: Veredas pode causar.

A artista se apresenta em cinco cenas que vão da aspereza do sertão representada em um tapete de cacos de vidro, à força da lira, e à leveza do tecido acrobático, uma travessia em busca da delicadeza, do amor e da potência do feminino.

Com cerca de 30 minutos de duração, o percurso das cenas caminha em direção ao olhar poético, perpassando pelo amor homoafetivo e finalizando na força da mulher.


Programação

A encenação de Lembrança da Delicadeza é inédita e apresentada em única sessão neste sábado, dia 22/11, às 19h30 no Esparta Arte e Cultura, localizado na R. da Astéria, Jardim Atlântico. O espetáculo é gratuito e acessível à comunidade surda, com intérprete de libras. Os ingressos podem ser retirados na plataforma sympla.

Dentro do projeto está previsto também a Oficina gratuita “Faquiresas – A construção do tapete de vidro”. São 10 vagas disponíveis para estudantes da área do circo, mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, que acontece no dia 06 de dezembro, às 10 horas, no Esparta Arte e Cultura. Inscrições são gratuitas: em breve no perfil da artista no Instagram.

A ideia é oferecer o primeiro contato com o faquirismo por meio de um tapete de cacos de vidro. Lucienne vai conduzir a confecção do tapete e oferecer todo suporte aos participantes, como o manejo correto do objeto, a melhor maneira de se posicionar, quais os equipamentos de proteção, aquecimento corporal, entre outros.

Para finalizar, a última atividade prevista é a exibição de um videocirco no dia 17/12, às 20h, pelo canal do Youtube da artista AQUI.

Lembrança da Delicadeza celebra um outro olhar do sertão. Com uma diversidade de linguagens artísticas: literatura, circo, performance e vídeo, o projeto convida o público a revisitar o sertão de Guimarães Rosa como um lugar poético e sensível.

Postar um comentário

Comentários