Bertalha é uma planta trepadeira suculenta e nutritiva, popularmente conhecida como espinafre-indiano ou espinafre-tropical, usada tanto na culinária quanto para fins ornamentais
A bertalha pode ser consumida crua em saladas ou cozida em refogados, sopas e omeletes, e seu cultivo é fácil, necessitando de um suporte para subir.
Usos e Consumo:
. Culinária: As folhas e caules podem ser consumidos crus ou cozidos.
. Receitas: É utilizada em refogados, sopas, ensopados, omeletes, tortas e saladas.
. Ornamentação: Devido às suas folhas atraentes, também pode ser cultivada em jardins e cercas como trepadeira ornamental.
Conhecida também como espinafre-indiano ou espinafre-tropical, conheça alguns benefícios dessa hortaliça, que tem um sabor suave.
1. Previne a diabetes
Sendo uma hortaliça rica em fibras, a bertalha ajuda a diminuir a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, controlando os níveis de glicose no sangue e prevenindo, assim, a resistência à insulina e a diabetes.
2. Facilita a perda de peso
A bertalha facilita a perda de peso por ser rica em fibras que aumentam o tempo de digestão dos alimentos no estômago, prolongando a saciedade e diminuindo a fome entre as refeições.
No entanto, para promover a perda de peso, a bertalha deve ser consumida junto com uma dieta saudável e a prática regular de atividades físicas.
3. Previne o envelhecimento precoce
Por ter ótimas quantidades de catequinas, flavonoides, taninos, vitamina C e vitamina A, que são nutrientes e compostos bioativos com ação antioxidante, a bertalha combate os radicais livres, prevenindo a flacidez, as rugas e o envelhecimento precoce.
4. Melhora o humor
A bertalha ajuda a melhorar o humor, pois é rica em magnésio e manganês, minerais que regulam o funcionamento das células do cérebro e de serotonina, um neurotransmissor que regula a ansiedade, melhorando a felicidade e o bem-estar geral.
Comentários