Rondonópolis promove vacinação para população de rua no Centro Pop



Com foco na promoção da saúde, a prefeitura de Rondonópolis promoveu nesta terça-feira (15) vacinação contra gripe no Centro de Referência Especializado para População de Rua, o Centro Pop


A vacinação foi realizada por uma equipe da unidade de saúde da Vila Canaã, em ação que une esforços de duas pastas, a de Saúde e a de Promoção e Assistência Social.


A vacina contra a gripe é importante e segura. Protege contra os principais vírus da gripe em circulação: o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. O imunizante evita complicações pela infecção que podem resultar em internações ou morte.


"Esta ação é fruto de uma parceria intersetorial que tem como foco a imunização contra a gripe, visando reduzir complicações, internações e mortes causadas por infecções respiratórias", disse a enfermeira da unidade de saúde da Vila Canaã, Adria Modolon.


Além da imunização contra a gripe, a ação também visa promover a atualização do calendário de vacinação adulto do público atendido pelo Centro Pop. Segundo Adria. "Estamos também disponibilizando outras vacinas, como as doses contra Hepatite B, Covid-19, Tríplice Viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), Febre Amarela, além de atualizar a caderneta vacinação".


Em média 70 a 80 pessoas passam por dia pelo Centro Pop. De acordo com a coordenadora Naidellainy Domingues, esta ação de imunização demonstra a preocupação da gestão municipal com os grupos em situação de vulnerabilidade, como é o caso da população de rua.


"São pessoas que ficam expostas ao frio, à umidade e à alimentação inadequada, com dificuldades de acesso a serviços de saúde. A ação no Centro Pop torna a vacina acessível e inclusiva", atestou Naidellainy, acrescentando que está programada uma ação de busca ativa, ainda nesta terça-feira, nos pontos da cidade com maior concentração de pessoas em situação de rua.


"Oferecer vacinação as essas pessoas de extrema vulnerabilidade, que vivem em situação de rua, mostra que estamos atentos às suas necessidades", reiterou a coordenadora do Centro Pop. "A intersetorialidade é importante para garantir que ações de cuidado e promoção de saúde cheguem a quem mais precisa”, explicou.


A iniciativa foi reconhecida pelos usuários dos serviços do Centro Pop de Rondonópolis. "Muito bom isso (vacinação), ajuda na prevenção de muitas doenças", comentou Pedro Ramirez, de 63 anos, que tomou quatro vacinas, atualizando sua caderneta.

Postar um comentário

Comentários