A quinoa é uma semente rica em quercetina, canferol e flavonoides, que são compostos fenólicos com ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajudam a combater o envelhecimento precoce, fortalecer o sistema imunológico e evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A quinoa tem um sabor muito suave e, por isso, é fácil de incluir na alimentação de adultos e crianças, podendo acompanhar preparações como carne, peixe ou frango, sendo um ótimo substituto para o arroz. Além disso, a quinoa não contém glúten, sendo uma boa opção para pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten.
Mantém os ossos saudáveis
A quinoa é rica em cálcio, magnésio e fósforo que são minerais fundamentais para fortalecer, aumentar a resistência e manter a saúde dos ossos, o que pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose, osteopenia ou raquitismo, por exemplo.
Além disso, os fitoecdisteroides da quinoa, como a hidroxiecdisona e a maquisterona, podem ajudar a prevenir ou auxiliar no tratamento da osteoporose na pós menopausa.
Melhora a função do cérebro
O ômega 3 e 6 e os antioxidantes, como os fitoesterois e fitoecdisteroides, presentes na quinoa, podem ajudar previnem os danos nos neurônios e a proteger as células cerebrais, mantendo o cérebro saudável e garantindo o bom funcionamento do cérebro.
Além disso, os fitoecdisteroides da quinoa, como a hidroxiecdisona e a maquisterona, possuem um efeito neuroprotetor, modulando a ação do neurotransmissor GABA no cérebro, o que ajuda a restaurar o equilíbrio dos neurônios, necessário para o bom funcionamento do cérebro.
Melhora o funcionamento do intestino
A quinoa é rica em fibras que melhoram a digestão e regulam o funcionamento do intestino. Além disso, as fibras agem como um probiótico, reduzindo a inflamação intestinal, protegendo contra o desenvolvimento da síndrome do intestino irritável, da colite ulcerativa e da doença de Crohn.
Serve para dietas vegetarianas
A quinoa pode ser uma alternativa à carne, já que contém proteínas de alto valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais que são necessários para formar as próprias proteínas no corpo, sendo um alimento recomendado para ser consumido por pessoas vegetarianas ou que consomem pouca carne.
Além disso, a quinoa também é rica em minerais, como o ferros e zinco, além de vitaminas do complexo B e ômegas 3 e 6, que são fundamentais para a alimentação vegetariana.
A quinoa também não contém glúten, sendo interessante para as pessoas com intolerância ao glúten ou que querem evitar o seu consumo.
Como consumir a quinoa
A quinoa é muito versátil, podendo ser consumida cozida, em preparações como guisados, com legumes ou em saladas, além de também poder ser utilizada para preparar hambúrguer vegetariano, por exemplo.
A quinoa cozida ou na forma de flocos também pode ser acrescentar ao iogurte ou leite, e na forma de farinha pode ser usada para prepara vitaminas, panquecas e bolos.
Comentários