Tomate é um fruto rico em vitamina A, vitamina C, vitamina K e licopeno, que é um potente antioxidante, que ajuda a manter a saúde da pele, fortalecer o sistema imunológico e evitar doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose
O tomate pode ser consumido ao natural ou usado em preparações como saladas, sucos, sopas, ensopados, molhos ou assados, por exemplo.
Com o nome científico de Lycopersicum esculentum L., o tomate contém poucas calorias e é rico em fibras, sendo uma ótima opção de alimento para aumentar a saciedade e diminuir a fome, facilitando a perda de peso. Confira abaixo mais detalhes de alguns benefícios do fruto.
. Previne doenças cardiovasculares
O tomate, por ter elevada composição em antioxidantes, ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis, além de possuir fibras que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim, também conhecido por LDL.
Além disso, alguns estudos mostram que o consumo de licopeno, antioxidante concentrado no tomate, ajuda a diminuir o risco de diferentes doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, aterosclerose e derrame cerebral.
. Previne o câncer de próstata
Rico em licopeno, um pigmento carotenoide que exerce uma potente ação antioxidante no organismo, o tomate protege as células do efeito dos radicais livres, inibindo a proliferação das células tumorais, prevenindo e atrasando o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, principalmente de próstata, mama e de ovário em mulheres na menopausa.
. Cuida da visão, da pele e do cabelo
Por ser rico em carotenoides, os quais se transformam em vitamina A no organismo, o consumo de tomate ajuda a manter a saúde visual e da pele, além de fortalecer e dar brilho ao cabelo.
. Fortalece o sistema imune
Devido ao seu conteúdo em vitamina C e antioxidantes, como os polifenois, consumir tomate ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, combatendo os radicais livres, que, em excesso, favorecem o aparecimento de doenças, incluindo vários tipos de câncer.
. Previne o envelhecimento precoce
A ação antioxidante do tomate promove a proteção das células da pele contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
Além disso, como contém vitamina C, o tomate pode estimular a produção de colágeno, prevenindo o aparecimento de rugas e melhorando a regeneração e cicatrização da pele.
Imagem: Karla Neto
Comentários