Mutirão remove 30 toneladas de entulho e oferece atendimento assistencial, em Cuiabá


Prefeitura de Cuiabá, em uma ação conjunta, realizou nesta terça-feira (1°), a remoção de um bolsão de descarte irregular no Residencial Despraiado, retirando aproximadamente 30 toneladas de entulho e lixo acumulado


Além do serviço de limpeza, a iniciativa prestou atendimento assistencial a uma pessoa em situação de rua que residia no local há cerca de 18 anos. O cidadão foi encaminhado ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), onde receberá o devido acolhimento.


A operação foi conduzida pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), que retirou os materiais acumulados nas proximidades de um córrego, prevenindo a obstrução do canal e evitando riscos de alagamento e enchentes. Entre os itens removidos estavam entulhos, restos de poda de árvores, lixo doméstico, sucatas de veículos e móveis inservíveis, como camas, colchões, eletrodomésticos e outros objetos descartados irregularmente.


"A Prefeitura de Cuiabá tem atuado de forma contínua para eliminar os bolsões de lixo e combater o descarte irregular na cidade. Essa ação no Residencial Despraiado demonstra nosso compromisso com a limpeza urbana e a preservação do meio ambiente, além de reforçar a importância da conscientização da população. Retiramos aproximadamente 30 toneladas de resíduos que estavam prejudicando a região e colocando em risco a drenagem do córrego”, pontuou o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira.


Para a execução dos trabalhos, foram mobilizados dez colaboradores, além de uma retroescavadeira e dois caminhões caçamba.


A ação também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), que organizou o trânsito na região; da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e da Secretaria de Ordem Pública, responsáveis pela fiscalização do local.


Acolhimento


Durante a intervenção, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão atuou no acolhimento de um homem em situação de rua que morava no local. Esta foi a primeira vez que o Poder Público conseguiu encaminhá-lo para um espaço adequado, garantindo o seu acesso a serviços essenciais.


No Centro POP, o cidadão terá acesso a acolhimento, alimentação, higiene pessoal, ambiente seguro para repouso, guarda de pertences e acesso à internet. Além disso, receberá atendimento psicossocial, apoio para inscrição e atualização do Cadastro Único e orientação para obtenção de documentação.


Os principais meios de acesso ao Centro POP incluem demanda espontânea, abordagem social, busca ativa, encaminhamentos de unidades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de outras políticas públicas setoriais e de órgãos de defesa de direitos, como o Conselho Tutelar, Ministério Público e Defensoria Pública.

Postar um comentário

Comentários