Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue com a campanha de vacinação itinerante em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)
Até o momento, 20 unidades já foram contempladas. A vacinação continuará até 7 de maio, alcançando os 33 CMEIs da rede municipal. Nesta quarta-feira, dia 23, outras 13 unidades recebem as equipes de imunização. A vacinação nos Cmeis ocorre das 14h às 16h30, com duas equipes volantes e oito profissionais por local, mediante autorização dos pais ou responsáveis.
O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, destaca que a campanha é parte dos esforços contínuos da gestão Vilela para ampliar a cobertura vacinal e evitar a reintrodução de doenças como sarampo, poliomielite e coqueluche. “Estamos seguindo a determinação do prefeito Leandro Vilela para que todas as nossas crianças sejam imunizadas e evitemos o retorno de doenças já erradicadas. E esta é uma estratégia segura e prática, que facilita o acesso de todos à imunização promovendo mais qualidade de vida para nossas crianças”, afirma.
A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, reforça a importância da adesão das famílias. “Nosso foco é facilitar o acesso à vacinação e garantir a proteção das crianças. Por isso, pedimos que os responsáveis acompanhem o cronograma e entreguem a documentação necessária nas unidades escolares”.
Documentação necessária
Para que a criança seja vacinada na escola, os pais ou responsáveis devem entregar, na secretaria da unidade durante o período matutino, os seguintes documentos: cartão de vacinação da criança; documento de identificação com foto (RG ou certidão de nascimento); CPF ou Cartão SUS. Não é necessário apresentar termo de autorização. Caso a família opte por não vacinar a criança na escola, será orientada a procurar a unidade de saúde mais próxima.
Vacinas disponíveis
Estão sendo ofertadas todas as vacinas do calendário básico infantil, exceto a BCG e a vacina contra a dengue, que são aplicadas exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacina contra a Covid-19, autorizada para crianças a partir de seis meses, pode ser administrada junto com as outras vacinas, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Vacinação de profissionais da educação
A campanha também contempla professores e auxiliares que atuam diretamente com crianças. Para esse público, a principal recomendação é a vacina dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto), devido ao aumento de casos de coqueluche no país. É necessário apresentar documento com foto, CPF e cartão de vacinação.
Apoio escolar
As escolas recebem com antecedência os materiais de divulgação e orientações via WhatsApp para facilitar a comunicação com as famílias. A SMS reforça que a vacinação escolar é uma ação estratégica para a proteção coletiva e o desenvolvimento saudável das crianças, alinhando saúde e educação de forma integrada.
Cronograma da vacinação escolar 2025
As aplicações ocorrem sempre das 14h às 16h30. Já foram atendidos os seguintes CMEIs: Amélia Alves; Valdivina Guimarães; Ana Barbosa da Costa; Jardim Maranata; Azélia de Oliveira; Ozória Luiza; Cândido de Queiroz; José Ferreira; Comunidade Legal; Geralda Ribeiro; Cantídio Rodrigues da Silva; Euler Fernandes; Deusdete Lêdo; Maria Madalena; Joeslene Martins; Lucilía Viana; Leotério Dias; Edith Pereira; José Vicente de Araújo e Profª Vinovita Guimarães.
Nesta quarta-feira, dia 23 de abril, a campanha segue nas unidades Buriti Sereno e Tia Bely. Quinta-feira, dia 24, nas unidades Benedita Maria do Nascimento e Manoel Simão. Na segunda-feira, dia 28, será a vez do CMEI Residencial Araguaia. Dia 29 de abril, a vacinação ocorrerá nos CMEIs Olaídes Bonifácio e Manoel Alves. No dia 30, Similiana Lemes e Joaquim Gonçalves. Em 6 de maio, Parque Primavera e Vila Delfiore. E, encerrando o cronograma, no dia 7 de maio, nas unidades Rotary Club e Santa Terezinha.
Comentários