Banner

Prefeitura de Senador Canedo inaugura 1º Centro de Castração Animal da história do município


Também será entregue o Centro de Acolhimento Temporário Animal


A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), inaugura o primeiro Centro Municipal de Castração Animal da história do município. A cerimônia de inauguração acontece nesta quarta-feira, dia 26, às 08h30, na Avenida Dr. Anuar Auad, no Conjunto Uirapuru. Em seguida, será entregue o Centro de Acolhimento Temporário Animal (CATA), na Fazenda Bom Sucesso, Quinhão 1D.

Castração

O espaço será equipado com ambulatório, laboratório clínico e centro cirúrgico, além da sala de recuperação e a parte administrativa. O local poderá realizar até 30 procedimentos de castração por semana. Com investimentos da Prefeitura e em parceria com o Ministério Público, a obra foi executada pelo programa “Progredindo para a Liberdade”.

As castrações serão iniciadas primeiramente em animais de rua monitorados pela Superintendência de Bem-Estar Animal da Agência Municipal de Meio Ambiente do Município.

A médica veterinária e superintendente de Bem-Estar Animal, Isabella Lauria, explicou que no local serão realizados os procedimentos de castração de animais saudáveis, com exame pré-operatório e acompanhamento pós-cirúrgico “Nos preocupamos e buscamos a conduta adequada e respeito aos nossos animais. Todas as legislações vigentes foram observadas e sabemos que nosso projeto tem sido referência para o manejo populacional de cães e gatos no estado de Goiás", diz ela.

Ainda como parte do projeto, a prefeitura também inaugura o Centro de Acolhimento Temporário Animal. Diferente de um abrigo convencional, o local servirá temporariamente para receber animais que precisam de um lugar para se recuperar depois da cirurgia de castração até que estejam aptos à adoção responsável, ou retornem às suas comunidades de origem.

Política pública

O manejo populacional de cães e gatos é uma política pública que se destaca como conjunto de ações para diminuir as populações de animais de rua e o número de abandonos. Essa proposta foi discutida pela gestão, em visita à Brasília, com a diretora de proteção animal do Ministério do Meio Ambiente, Vanessa Negrini.

Com informações por Bianca Nascimento da Secretaria de Comunicação
-----


Acesse nosso grupo no WhatsApp: Clique AQUI
Conteúdo e Notícias de Senador Canedo


Acesse nosso grupo no WhatsApp: Clique AQUI
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Curta a Página

Postar um comentário

Comentários