Dança em Trânsito chega a Goiânia com dez espetáculos e residência artística


Em sua vigésima edição, festival envolve 32 companhias nacionais e nove internacionais

Evento contempla oito circuitos que percorrem as cinco regiões do país e trinta cidades no Brasil e exterior

Com o objetivo de difundir, democratizar e valorizar a dança contemporânea, o festival internacionalDança em Trânsito” acontece em Goiânia entre os dias 5 e 9 de agosto.

Esta é a segunda vez que a capital goiana recebe o evento, sendo uma das 30 cidades anfitriãs do festival que percorre as cinco regiões do país, além de chegar até a França.

Entre os dias e 7 de agosto será oferecida uma residência de criação voltada para o público em geral com Kiko López (Barcelona/Espanha) na sala de dança do Teatro SESI, em Goiânia. O resultado deste trabalho também será apresentado no dia 9, no Teatro Sesi. As inscrições podem ser feitas no site: dança em transito. Toda a programação é gratuita.


O Parque Flamboyant, o Parque Vaca Brava e o Teatro Sesi, em Goiânia, serão palcos do evento nos dias 8 e 9 de agosto, com dez apresentações de artistas de Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Portugal e Espanha.

No dia
8 de agosto, às 17h30, o Parque Flamboyant vai ser palco para três apresentações: “Lo que los árboles no cuentam”, com Kiko López e Hector Plaza, de Barcelona (ES); "Prosa”, com Nayane Fernandes e Fernanda Hilário (Goiânia/GO) e “Adapta-bilidade” com Nimo cia de dança (Rio de Janeiro, Brasil e Portugal).
Lo que los árboles no cuentam

Já no dia 9 de agosto, ao meio dia, o parque Vaca Brava será palco para “Blue Monday”, com Hector Plaza e Agnes Sales, de Barcelona (ES); “Ekesa-Sanko”, com a companhia de dança Corpus entre Mundos (Brasília/DF) e "Prosa", com Nayane Fernandes e Fernanda Hilário (Goiânia/GO).

Ekesa-Sanko

Em seguida, o circuito segue para o Teatro Sesi: o Grupo Favela (Rio de Janeiro) apresenta Motiró às 19 horas. Às 20 horas Kiko Lopez apresenta resultado da residência de criação e Nayane Fernandes e Fernanda Hilário (Goiânia/GO) apresentam "Prosa”. Em seguida, às 20h30, o Grupo Tápias (Rio de Janeiro/RJ e Paris/FR) apresenta “Café não é só uma xícara”.

Motiró

Sobre o festival

Esta vigésima edição do evento conta com oito circuitos de apresentações, residências artísticas e oficinas reunindo 32 companhias nacionais e nove internacionais. Nesta edição, o festival passa também por Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pará, Maranhão, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paris/FR. Os circuitos começaram no mês de julho e seguem até outubro.

Criado em 2002, o festival é parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea. Há 19 anos, o projeto abarca apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo.

Desde sua criação, o Dança em Trânsito já realizou mais de mil apresentações de dança contemporânea, passando por 30 cidades no Brasil e no exterior, para um público de mais de 60 mil pessoas. Sua versão 100% online em 2020 ganhou indicação ao Prêmio Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), na categoria “difusão”. Seu formato híbrido em 2021 venceu o desafio de manter sua essência de festival itinerante, promovendo um intercâmbio cultural entre 25 cidades brasileiras.

Realizado e produzido pelo Espaço Tápias, com direção artística e curadoria de Giselle Tápias e Flávia Tápias, o Dança em Trânsito é um festival internacional de dança contemporânea que tem como objetivo democratizar a cultura e se comprometer com o fortalecimento e a divulgação da dança contemporânea brasileira. “Seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias nacionais e internacionais, como também pelo formato itinerante, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos”, comentam as diretoras.

Elas também destacam a importância das oficinas de criação e das residências artísticas. “São oportunidades de se firmar parcerias criativas, abrindo canais para a troca de experiências, para a descoberta de novos talentos da dança e para a formação de plateias”.

Residência artística

A residência "Do Solo ao Fluxo", com Kiko López, tem duração de quatro horas por dia e é voltada para jovens e adultos. Os interessados devem se inscrever no site do evento e a residência é aberta a qualquer pessoa interessada. Ela acontecerá em Goiânia, na sala de dança do Teatro do Sesi, entre 5 e 7 de agosto. A residência nasce com o objetivo de fortalecer e expandir nossa relação de fluxo com a gravidade, o movimento e o espaço onde nos relacionamos. A experiência começa com um trabalho interno, onde o uso do tempo é importante para gerenciar a evolução de um padrão específico. A partir da conscientização, propõe-se ouvir o corpo para facilitar a fluidez das estruturas. Um trabalho muito completo: trabalho de chão, consciência corporal/espacial, brincadeiras, improvisação e criação coreográfica.

Kiko López é bailarino e coreógrafo valenciano baseado em Barcelona. Ele é o diretor e coreógrafo de sua própria companhia, Cia Kiko López. Sua formação é baseada no Hip hop, Dança Contemporânea, Dança Tribal e Jazz Moderno em prestigiadas academias como Alvin Ailey American Dance Theater, Debbie Reynolds Studio, Broadway Dance Center NY, Company&Company, Deltebre Danse, entre muitas outras.

Informações por Ana Paula Mota - Assessora de Imprensa e Produtora Cultural
----


Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6 
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários