Senador Canedo recebe mais de R$1 milhão em emendas para a Saúde


Verba vai atender, neste ano, mais de 1.500 pessoas do município que necessitam de cirurgia oftalmológica


A emenda, destinada pelo senador Vanderlan Cardoso, tem o objetivo de promover cirurgias oftalmológicas eletivas de pacientes que já estão aguardando há muitos anos. A entrega simbólica dos recursos será realizada nesta sexta-feira, 1º, na Praça Criativa Central, a partir das 16h30min. O evento vai contar com a presença do senador, prefeito Fernando Pellozo e diversas autoridades locais.

Devido a pandemia da Covid-19, momento que mudou a realidade e os atendimentos, foi decretado em escala estadual a suspensão de todas as cirurgias eletivas, o que ocasionou uma grande fila de espera para a realização dos procedimentos.

Os recursos foram encaminhados para a secretaria em fevereiro de 2022 e desde então já foram realizadas 300 cirurgias reguladas pelo município e, segundo a superintendente de regulação, Marcilene Alves Queiroz, ainda vão ser realizados até setembro mais de 400 procedimentos. “A nossa intenção é zerar a fila de espera e trabalhar apenas com as eventuais cirurgias, estamos regulando todos os pacientes que passaram pela avaliação e só no mês de julho vamos realizar 100 cirurgias”, afirma Marcilene.

Os pacientes que aguardam a cirurgia ficaram aliviados com a notícia, pois agora vão poder solucionar esse problema. Maria das Graças, de 70 anos, moradora do setor Monte Azul, relata que já fez todos os exames e só está aguardando o agendamento da visita. “Quando o pessoal da secretaria me ligou eu até chorei, porque finalmente eu vou conseguir fazer a minha cirurgia e enxergar melhor, eles disseram que vão agendar para julho, eu mal posso esperar esse momento”.

Desde o início de sua gestão a secretária municipal de saúde, Ludmyla Maranha, busca fazer ações que melhorem e agilizem o atendimento da população, a chegada destes recursos está auxiliando imensamente para o desenvolvimento das atividades da secretaria. “Tivemos grandes dificuldades, mas com muito trabalho estamos conseguindo superar esses obstáculos e com repasses como esse, vamos oferecer a população rapidez no atendimento, uma vez que muitas cirurgias já estão sendo marcadas e realizadas”, relata a secretária.

A verba vem como um incremento do repasse federal, que é destinado para o bloco de atenção de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar. Raquel Silvério Alves, superintendente administrativa e financeira, conta que essa não é a primeira emenda direcionada à saúde, no início do ano o senador trouxe para a SMS cerca de 700 mil reais que foram direcionados a compra de maquinários e automóveis para serem usados no atendimento aos pacientes.


Com os recursos atuais a verba municipal que seria usada nas cirurgias, vai poder ser direcionada em outras ações e melhorias em unidades de saúde. Há vários projetos em andamento, como reforma de unidades, promoção de programas sociais e muito mais.


Por Carlos Wilson / Fotos: Alexandre Manso
----


Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/9RCK2Z3EOPK0eLNHnFkpxl Conteúdo e Notícias de Senador Canedo

Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários