Senador Canedo: Mais de 80 mil visitas já foram realizadas no combate a dengue


Somente em 2022 já foram realizadas 84.157 visitas em diversos bairros da cidade para combater a doença

Com o aumento progressivo da epidemia de dengue no Estado, a prefeitura de Senador Canedo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica ações de combate ao Aedes Egypt e conscientiza a população para unir forças com o intuito de eliminar os focos e criadouros do mosquito transmissor da doença.

Segundo dados fornecidos pela SMS, houve queda de mais de 40% dos casos confirmados, entre os meses de março e abril, saindo de 1.040 para 701 casos, uma baixa que se deu graças ao trabalho realizado pelas equipes do Núcleo de Controle de Vetores (NCV), profissionais responsáveis pelos cuidados junto a população.

De acordo com o gerente de endemias, Cleber Marques, o trabalho é realizado em duas frentes, uma é a visita às residências que fazem parte dos pontos focais (locais com maior incidência de casos notificados) e a segunda, o 
borrifo de inseticida nas ruas. “Em caráter de urgência, todas as equipes e supervisores são enviados para o bairro. Após é enviada a equipe da UBV Costal para completar os trabalhos, assim eliminando o mosquito adulto” Conclui o gerente.

Além de todo o trabalho realizado nas ruas, com a alta nos números de casos de dengue foi criado o Comitê Municipal Permanente de Saúde Pública, composta pela comissão técnica e mobilizadora. Essa comissão traça estratégias e ações voltadas ao combate à dengue, conforme o cenário epidemiológico no município e para a população esses trabalhos têm feito a diferença.

Como no caso de Maria Guimarães da Silva, aposentada e moradora do bairro das indústrias, que relata que acompanhou o trabalho da SMS e que tem sido muito bom no combate à dengue. “Olha, jogar esse veneno ajuda muito, porque mata os mosquitos que já estão voando por aí, mas a gente precisa cuidar do que é da gente, acabar com a água parada para que esse mosquitinho não se reproduza”, afirma a aposentada.

Nesta semana, de 2 a 6 de maio, está acontecendo ação intensiva nos bairros Parque Alvorada, Castro's e Jardim Liberdade, locais com uma incidência grande de casos.


Para detectar a doença basta ficar atento aos sintomas: dores nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos, febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor. Também é comum dor de cabeça, manchas avermelhadas ou náuseas.

Caso perceba os sintomas procure uma unidade de saúde e faça os exames necessários.

Carlos Willton / Fotos: Vitória Carvalho

Ver mais sobre Senador Canedo AQUI
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários