Senador Canedo: Iniciativa transforma conteúdo de língua portuguesa em programa de TV na escola


Proposta envolve cerca de 80 alunos do Ensino Fundamental que desenvolveram equipamentos com material reciclado e o conteúdo com muita criatividade


A retomada das aulas presenciais contagiou os alunos, mas também necessitou de práticas pedagógicas que envolvessem toda a comunidade escolar em ações que possibilitassem o envolvimento dos alunos e a assimilação do conteúdo. Para as aulas de Língua Portuguesa, gênero textual - notícia, a professora Kênia Soares levou a proposta de um trabalho prático.

A ideia era tirar dos livros a temática. Os grupos foram formados com os alunos do 7º ano da Escola Municipal Profª Izabel de Matos Ribeiro. “Foi trabalhado esse gênero, pois consta no currículo. Para ficar mais interessante, trabalhei com eles “a notícia” na prática. 
Eles mesmos buscaram notícias atuais para organizarem a apresentação. Pesquisaram, criaram câmeras, microfones e organizaram o texto a ser apresentado”, contou a professora.


Inicialmente, a proposta era o interesse dos alunos pela matéria dada, porém o resultado foi além do esperado, houve a aceitação imediata. “Levei alguns materiais para a sala e eles montaram, cada um com seu grupo, os microfones e filmadoras. Então, levaram para casa para concluírem”, explica Kênia. E assim, o Izabel News, ganhou formato com roteiro, figurino e envolvimento de outros servidores da escola, que também foram entrevistados.


Iniciativa que educa


A educadora reforça que a iniciativa traz mais do que o aprendizado do conteúdo de língua portuguesa. “Os alunos organizaram todo o texto a ser apresentado. Preferi trabalhar dessa forma prática para desenvolver o protagonismo juvenil, pois eles aprendem mais quando há atividades lúdicas”, explica.

A atividade em grupo trouxe confiança, gerou talentos e proporcionou o envolvimento entre os estudantes, e também entre os demais professores.

São estudantes com idade entre 12 e 13 anos, que tiveram por um tempo acompanhamento remoto devido a Pandemia.

No projeto há também inclusão, com alunos que tem Atendimento Educacional Especializado - AEE.

A iniciativa transformou a rotina da escola, motivando os menores, seus familiares e professores.

Marcela Aires

Ver mais Sobre Senador Canedo AQUI
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários