Banner

Senador Canedo: Audiência Pública apresenta campanha de arrecadação do Imposto de Renda


Campanha de arrecadação com o tema Leão Amigo da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa pretende arrecadar cerca de 100 mil neste ano


O Fundo Municipal da Infância e do Adolescente (FMIA) e o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FUMDI) são instrumentos alternativos para o financiamento de políticas públicas para crianças, adolescentes e pessoas idosas. Por meio dos fundos, recursos de diferentes fontes são agrupados para incrementar os programas e projetos que tem como público alvo a faixa etária de 0 a 18 anos e acima de 60.

Os fundos possibilitam a municipalização de recursos e dão maior autonomia para o contribuinte do Imposto de Renda. Com eles, o cidadão pode destinar parte do seu Imposto de Renda devido para iniciativas sociais no seu próprio município, ao invés de destinar o valor total para a União. Isso dá maior agilidade e transparência para o uso do dinheiro público. Além disso, alguns fatores fazem do Fundo um instrumento privilegiado e especial.

A campanha ressalta a importância de destinar 3% do Imposto de pessoa física e 1% pessoa jurídica, com a destinação é possível viabilizar recursos que auxiliarão a desenvolver ações para crianças, adolescentes e idosos. “Às vezes a pessoa pensa que por ser um valor baixo não compensa fazer a destinação, mas ajuda muito”, disse Robson de Freitas, escrivão do judiciário.

É importante ressaltar que são milhares de contribuintes e mesmo o valor sendo baixo, muitas destinações farão a diferença para ajudar crianças, adolescentes e idosos.

Simone Assis destacou a importância do recurso. “Essa campanha fez os nossos olhos brilharem, é uma oportunidade valiosa que a Receita Federal permitiu, para que os municípios pudessem participar. Espero que a gente consiga crescer em arrecadação, permitindo mais recursos destinados para as entidades inscritas nos Conselhos”, ressaltou a primeira dama e secretária.

Em sua palestra, Hélio Fogaça, secretário executivo do CEDCA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, falou sobre a importância da destinação do Imposto de Renda para os fundos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa.

A cidade de Senador Canedo entende a importância da participação de todos os munícipes na campanha, quanto mais envolvidos a cidade tiver mais dinheiro ela arrecada. Para tal fim, é preciso que seja entregue a declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril. 

Entregando sua declaração e fazendo a destinação correta, os Conselhos poderão realizar mais ações em prol da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa.

Clarah Menezes / Foto: Vitória Carvalho

Ver mais sobre Senador Canedo AQUI
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários