Goiânia: Paralisação Mobiliza o Paço municipal


Educadores organizados pelo Simsed, estiveram presentes em Assembleia no Paço Municipal da Prefeitura de Goiânia, a fim de pautar Data Base dos Administrativos e Auxiliares de Atividades Educativas; Piso dos Professores; Vale Transporte e Regência dos servidores em regime de contrato temporário; Concursos Públicos para os deficits que existem na rede; Segurança Sanitária devido a falta de testes destinados aos profissionais, bem como outras demandas as quais fazem parte do dia-a-dia das instituições da rede Municipal de Educação


Houve aparato de segurança da Guarda Municipal de Goiânia com diversas viaturas ao redor do paço, cerceando o acesso do carro de som do Simsed (Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia) bem como um agrupamento de homens impedindo o acesso as dependências da prefeitura. A GCM também teve o apoio da Polícia Militar do Estado de Goiás a qual esteve presente com viaturas da Cavalaria.

No entanto o ato de luta por melhores condições aos profissionais da Educação ocorreu de forma pacifica com gritos e palavras de ordem, vuvuzelas, repique e apitos. Dentre servidores e apoiadores estava prestigiando o evento o Vereador Mauro Rubem.

Vereador Mauro Rubem apoiando a paralisação

Mauro Rubem acredita que o movimento deve continuar a fim de pressionar o prefeito Rogerio Cruz a cumprir as demandas dos servidores da Educação, Saúde, entre outros, cuja defasagem salarial, afim de servir a população goianiense, encontra-se inaceitável.

Rogerio Cruz prometeu, através do chefe da segurança do paço, receber um grupo de professores a fim de pautar as demandas, mas deixou-os esperando sob o sol escaldante do lado de fora das dependências do "castelo" que ora se encontrava protegido com um cordão humano vestidos de azul marinho.

Segundo a SME (Secretaria Municipal de Educação) a Paralisação não é legal e que as discussões são feitas com os sindicatos constituídos legalmente, desacreditando portanto o SIMSED.

Os gritos de ordem foram poucos e inaudíveis ao chefe da municipalidade. Por fim como já estava deliberado, os servidores da educação fecharam uma das pistas da Br-153 em frente ao paço sentido Goiânia - Anápolis por 10 minutos, tendo sido retirados pelas Policia Militar e Policia Rodoviária Federal.

Estima-se que cerca de 150 Escolas Municipais e CMEIs (Centro Municipal de Ensino Infantil) paralisaram suas atividades se fazendo presentes na manifestação.

Por fim o Simsed conclamou a todos os servidores da educação para a próxima assembleia em frente à Câmara Municipal de Goiânia no dia 08/03, para continuar a luta, com indicativo de greve.

No vídeo abaixo entrevista com o vereador Mauro Rubem, entre outras imagens. Assista até o fim:


Por Antonio Oliveira - Colunista O Centroeste

Postar um comentário

Comentários