Aparecida: Saúde leva vacinação de rotina para CMEI's e escolas públicas


Esquema vacinal dos estudantes poderá ser atualizado mediante apresentação do Cartão de Vacinação, RG ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF e termo de autorização assinado pelos responsáveis

Nesta terça-feira, 9, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia vai iniciar uma série de visitas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI's) e escolas públicas da cidade para atualizar o cartão de vacinação de crianças e adolescentes. A ação segue até 9 de dezembro. As visitas ocorrerão das 14 às 17h30.

Os imunizantes serão aplicados mediante a apresentação do Cartão de Vacinação, RG ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Os pais ou responsáveis que não estiverem presentes no momento da imunização precisam assinar um termo de autorização para que os estudantes sejam vacinados. Nesses casos, representantes das escolas serão os responsáveis por acompanhar a imunização.

A vacinação oferecida protege as crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora, febre amarela, caxumba, HPV e tuberculose. Junto com a imunização, profissionais de saúde realizarão medição de peso e altura dos estudantes que recebem Bolsa Família. A aferição é etapa obrigatória do programa social e, geralmente, ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) da cidade. Agora, com as visitas escolares, o acesso ao serviço será facilitado.

Proteção fundamental

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, explica que, de modo geral, a ação é uma oportunidade para que as crianças e adolescentes do município tenham acesso às vacinas de rotina de forma prática e facilitada: “Muitas vezes, na correria do dia a dia, esquecemos de nos atentar aos prazos do Cartão de Vacinação. Com as visitas escolares fica muito mais fácil para os pais e responsáveis fazerem esse controle, garantindo a atualização do esquema vacinal dos pequenos. Afinal, estar com a caderneta em dia salva vidas e evita sofrimentos”.

A gestora explica ainda que neste mês a Secretaria vai priorizar Cmeis e duas escolas, unidades com bastante demanda em Imunização, mas que ao longo do próximo calendário escolar realizará visitas nas demais escolas municipais e estaduais de Aparecida. “A vacinação escolar sempre foi uma estratégia da nossa pasta para alcançar o público-alvo das campanhas nacionais. Com a pandemia, esse trabalho ficou prejudicado, sem as aulas presenciais. Mas, agora, estamos retomando a iniciativa com toda organização e cuidado”, destaca.

Campanha de Multivacinação

Renata Cordeiro lembra ainda que durante todo o ano é possível atualizar o cartão de Vacinação em 26 postos, localizados nas UBS´s, com funcionamento das 8 às 16 horas, sem necessidade de agendamento. Nesses locais, todos os moradores de até 49 anos com esquemas vacinais incompletos podem ir aos postos para fazer a atualização. “Todos são bem-vindos!”, reforça.

Cronograma da vacinação escolar (das 14 às 17h30)

10/11/2021 (quarta-feira)

CMEI Manoel Alves de Souza

CMEI Benedita Maria do Nascimento


11/11/2021 (quinta-feira)

CMEI Comunidade Legal

CMEI Valdivina Guimarães Silva


16/11/2021 (terça-feira)

CMEI Cândido de Queiroz

CMEI Cantídio Rodrigues da Silva


17/11/2021 (quarta-feira)

CMEI Manoel Simão Neto

EMEI Profª Vinovita Guimarães da Silva


18/11/2021 (quinta-feira)

CMEI Leotério Dias Machado

EMEI Monteiro Lobato


22/11/2021 (segunda-feira)


CMEI Azélia de Oliveira

CMEI Santa Terezinha


23/11/2021 (terça-feira)

CMEI Euler Fernandes

CMEI Rotary Club


24/11/2021 (quarta-feira)

CMEI Buriti Sereno

EMEI Retiro do Bosque


25/11/2021 (quinta-feira)

CMEI José Ferreira Câmara

CMEI José Vicente de Araújo


Dia 29/11/2021 (segunda-feira)

CMEI Jardim Maranata

CMEI Joeslene Martins

CMEI Prof Wilsonina de Fátima


Dia 30/11/2021 (terça-feira)

Escola Raimundo Coelho

CMEI Edith Pereira


Dia 01/12/2021 (quarta-feira)

Escola Raimundo Coelho

CMEI Lucília Viana

CMEI Simiana Lemes


02/12/2021 (quinta-feira)


CMEI Maria Madalena Rodrigues Pereira

CMEI Parque Primavera


06/12/2021 (segunda-feira)

CMEI Deusdete Ledo

CMEI Prof. Olaides Bonifácio


07/12/2021 (terça-feira)

CMEI Profª Vinovita Guimarães da Silva

Colégio Deraldo Lisboa


08/12/2021 (quarta-feira)

CMEI Vila Delfiore

CMEI Tia Bely

CMEI Residencial Araguaia


09/12/2021 (quinta-feira)

CMEI Geralda Ribeiro de Melo

CMEI Ozória Luiza de Jesus


Informações Secom / Foto: Rodrigo Estrela

Ver mais sobre Aparecida AQUI
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários