Panelaço pela Data-Base em Goiânia


Nesta quarta-feira, 11 de agosto, trabalhadores do serviço público municipal de Goiânia estiveram fazendo ato de manifestação contra os descasos da administração do prefeito, pois além da falta de condições de trabalho dos servidores da saúde, tem também a precipitação de colocar a educação na berlinda sem que haja a imunização completa de professores bem como de todo corpo docente. Não obstante aos relevantes fatores ainda existe o descumprimento legal quanto ao pagamento da data-base a todos os servidores da capital

O ato foi realizado em frente à Câmara Municipal de Goiânia tendo sido executado pelos manifestantes um panelaço percorrendo as galerias do prédio legislativo.

As manifestações têm ocorrido com frequência em frente ao Paço Municipal às quartas feiras, mas até então somente o Vereador Mauro Rubem havia se posicionado de forma inequívoca com sua presença, todavia é preciso ter o apoio e a sensibilidade de outros legisladores, para tanto a manifestação deste dia que fora organizada pelo SindSaúde (Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás), Simsed (Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia), Soego (Sindicato dos Odontologistas do Estado de Goiás), Sintego (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás), Sindicato dos enfermeiros e representantes de trabalhadores de todos os setores do município em geral estavam presentes requerendo que a administração pública municipal tenha mais comprometimento com os seus servidores e por conseguinte com a população que precisa dos serviços prestados.

Os trabalhadores da saúde requerem que haja reposição de materiais básicos como esparadrapos, gases, seringas, entre outros para o atendimento da população nos Cais (Centro de Atenção Integrada à Saúde) bem como nos Centros de Saúde e Centro de Referência de Doenças Tropicais localizado na Avenida 87, Setor Sul (CRDT).

Já os trabalhadores da educação básica e ensino infantil tem como demanda o não retorno às aulas presenciais nas escolas, pois a maioria dos profissionais ainda não completou o ciclo de imunização com a segunda dose da vacina, bem como alegam que as unidades de ensino não estão preparadas de acordo com os protocolos de biossegurança.

Além destes fatores entre outros existe a falta de pagamento da data-base por parte do município aos seus servidores quanto aos anos de 2020 e 2021, que é legal e constitucional como alega o Srº Ricardo Manzi, presidente do SindSaude.

Portanto a manifestação que começou na porta da Câmara Municipal adentrou ao prédio batendo panelas e ecoando palavras de ordem para que o presidente da casa e legisladores tomassem as rédeas para a negociação do pagamento da data-base a todos os trabalhadores do serviço público do munícipio. Houve a sensibilidade de alguns vereadores emanados pelo vereador Mauro Rubem formando uma comissão para discutir naquele momento o assunto com representantes dos sindicatos.


Participaram da mesa de negociação os Vereadores Mauro Rubem, Sandes Junior, Anselmo Pereira, Ava Santiago, Joãozinho Guimarães, Cabo Sena, e Juarez Lopes, além do presidente do SindSaude e o representante dos servidores da Câmara Municipal de Goiânia. Nesta ficou acertado a negociação com o líder do governo e vice-líder, respectivamente, os vereadores Sandes Junior e Anselmo Pereira. Segundo Pereira é preciso que sensibilize rapidamente àqueles que têm o poder de convencimento junto ao prefeito, como buscar diálogo com o Gabinete Civil, Secretaria de Governo e de Administração.


No entanto é necessário que haja uma data como questionou na reunião o presidente do Simsed, Antônio Gonçalves, e em resposta a vereadora Ava Santiago em sua fala explana que se marque tal data e se mostra entusiasmada com a anuência e busca de resolução por parte de seus pares. “Poucas vezes aqui nesta casa, desde que estou vereadora, sinto tanta esperança de uma resolução em curto prazo como estou sentindo agora... nós vamos pressionar para que esse calendário não só de uma reunião, mas de uma resolução... lendo a carta de vocês fiquei consternada, pois se perde um salário a cada sete meses... nenhum vereador quer perder um salário a cada sete meses... pedir hoje até o final do dia uma data e que esta não seja negociada!”.

O ato de manifestação teve o efeito esperado, pois foi formada uma comissão, discutido o pagamento da data-base dentro da legalidade e, portanto será viabilizada oportunamente uma reunião com o Prefeito Rogério Cruz a fim de enviar um projeto para a Câmara com o objetivo de ser aprovado pelos vereadores o referido pagamento o quanto antes. Também ficou acertado que os sindicatos não irão esmorecer as manifestações até que seja cumprida as promessas em reunião e continuarão lutando pelas outras demandas como da educação em que o Simsed convoca todos os servidores para assembleia virtual nesta quinta-feira, 12 de agosto, às 19 horas para decidir sobre o “Indicativo de Greve” da rede municipal.

Confira no vídeo um pouco do que aconteceu na Câmara municipal:





Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Instagram Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários