Senador Canedo realiza Pedal Ambiental em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente


Aproximadamente 150 atletas, inscritos previamente, vão participar da primeira etapa do projeto Pedal Ambiental, promovido pela AMMA e SEMECEL


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e a semana do aniversário de Senador Canedo, a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e a Diretoria de Esportes e Lazer da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, promove neste sábado, 05, o 1º Pedal Ambiental de 2021.

Cerca de 150 atletas, previamente inscritos, vão percorrer uma trilha que possui 90% de estrada de terra, conhecida pelos ciclistas como “Trilha da Barbie”. A concentração será ás 6h, na Praça Criativa. O primeiro ponto de parada vai ser às 7h, no Parque Ambiental Boa Vista, para solenidade de inauguração do projeto com a presença de autoridades do município.

O presidente da AMMA, Adriano Barcelos, explica que durante o percurso os atletas vão receber orientações de preservação do meio ambiente. “A prova vai ter paradas programadas para orientações ambientais dos principais elementos naturais da trilha, coleta de sementes e também de conscientização sobre a preservação da fauna e flora”, disse Adriano.

Para evitar aglomeração durante o evento, devido à pandemia do novo coronavírus, nesta primeira etapa as vagas foram limitadas. “Promover eventos como esse é muito importante para a saúde de todos, mas por conta da pandemia, precisamos adotar protocolos de segurança, limitando o número de participantes e orientando sobre as regras para evitar a disseminação da Covid-19”, explica Luciano Julio de Jesus, Diretor de Esportes e Lazer da Semecel.

Para a diretora de Educação Ambiental da AMMA, Vânia Bandeira, um projeto como esse é um presente para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. “Esse é apenas um dos nossos projetos para preservação e utilização correta do meio ambiente. Levar essa discussão a diversos setores é muito importante para assegurar um mundo cada dia mais sustentável”, afirma a diretora.

Cada ciclista receberá um kit com mochila, do tipo sacola, caracterizada com o Projeto Pedal Ambiental. Além disso, todos receberão alimentação na saída do passeio e uma mesa de frutas na chegada.

O presidente da AMMA ressalta que novas fases do projeto serão realizadas, sempre em parceria com outras pastas. “Vamos realizar outros passeios, para levar a importância de preservar o meio ambiente, não jogar lixo nas ruas e na zona rural. Dessa forma, vamos promover saúde, educação e solidariedade para nossa população”, conclui Adriano Barcelos.

Coleta de sementes

Um diferencial desta trilha será a coleta de sementes de árvores nativas do cerrado, que serão destinadas ao Viveiro Municipal para produção de mudas. “Aqui no viveiro sempre saímos em busca destas sementes. Agora, com a colaboração dos atletas que sempre estão percorrendo a zona rural, vamos aumentar nosso banco de sementes”, ressalta Virginia dos Santos, bióloga responsável pelo Viveiro.

As sementes coletadas serão transformadas em mudas e replantadas em locais com degradação e também nos parques da cidade. “Aqui produzimos várias espécies nativas como jatobá, ipê de diversas cores e outras. Ideal para reestruturar áreas degradadas e também dar mais cor a nossa cidade. Quando atingem o tamanho ideal, realizamos o plantio por meio de diversos projetos”, conclui a bióloga.

Informações Dicom 

Mais sobre Senador Canedo AQUI



Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/9RCK2Z3EOPK0eLNHnFkpxl Conteúdo e Notícias de Senador Canedo

Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Instagram Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários