Banner

⠀

Senador Canedo inicia vacinação contra raiva animal


Imunização começou na região Central e seguirá para outros locais até dezembro

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou nesta segunda-feira, 26, a primeira fase da Campanha de Vacinação Antirrábica 2021 para cães e gatos. Essa primeira etapa será realizada até dia 30 de abril, na Praça Criativa Central, com atendimento das 9h às 16h.

Por questões de segurança, devido à pandemia do coronavírus, a Campanha de Vacinação vai acontecer até dezembro, em pontos estratégicos da cidade. Pra evitar a disseminação da Covid-19, os responsáveis pelos animais deverão utilizar máscara e prestar atenção no distanciamento social durante a permanência no local de vacinação.

A vacinação, que é realizada anualmente, é indicada para cães e gatos com mais de três meses de idade, gestantes e lactantes, e é a única forma de proteger os animais contra a raiva. Para a secretária de Saúde, Gercilene Branca, a ajuda da população é muito importante, pois, mantendo a vacina em dias é possível controlar a transmissão da doença e assegurar a saúde coletiva. “É uma doença infecciosa grave e que não tem cura. Por isso, as famílias devem levar seus animais. Essa é a melhor forma de prevenção”, destaca.

Murilo Gebrim, médico veterinário e gerente do Centro de Zoonoses da SMS, explica que a raiva é uma doença viral, que pode ser transmitida para humanos. Dessa forma, a prevenção se torna fundamental. “A raiva atinge vários mamíferos, inclusive, pode ser transmitida ao homem através da mordida, lambida ou arranhão de um animal que está infectado”, destaca o veterinário, lembrando que a taxa de mortalidade da doença é de cem por cento.

O prefeito Fernando Pellozo aproveitou a ação e levou suas três gatas para receber o imunizante. No local, lembrou o papel das campanhas de vacinação para proteger os animais, e a população, de doenças altamente infecciosas. “Estamos em meio a pandemia da Covid-19, mas não podemos esquecer das outras doenças. A raiva é uma delas, que pode ser transmitida para os humanos, então a vacina antirrábica além de proteger nossos bichinhos, consegue nos proteger também” disse o prefeito.


Cronograma de vacinação

A segunda etapa acontece entre os dias 03 e 07 de maio, das 9h às 16h, na UBS Morada do Morro. Em breve, será divulgado cronograma com os demais pontos e datas. Informações Dicom
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários