Banner

Anápolis: Prefeito garante mais de nove mil doses de vacinas para o município


A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a imunização dia 22 de janeiro e mais de duas mil pessoas já foram vacinadas

Roberto Naves (PP) disse estar atento ao atual cenário de combate à prevenção e tratamento contra a COVID-19. 

O prefeito, que assumiu o segundo mandato e possui formação acadêmica na área da saúde, como farmacêutico, foi o primeiro gestor municipal no Estado de Goiás a formalizar e viabilizar mais de cinco mil doses da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório SinoVac em parceria com o Instituto Butantan e na manhã desta segunda-feira, 25, chegaram no município mais de quatro mil doses da Oxford-AstraZeneca/Fiocruz para imunizar os grupos prioritários.

Naves ressaltou a importância da atuação dos profissionais na área da saúde nesse momento e lembrou que a vacinação já está acontecendo desde o dia 22. “A Secretaria Municipal de Saúde capacitou equipes de vacinação que vão aos abrigos de idosos e à residência das pessoas para imunizá-las”, disse o prefeito. Evitando assim, o desconforto das filas e aglomerações que acontece quando os cidadãos precisam se deslocar até uma unidade básica de saúde para serem vacinados.

A vacinação obedece ao cronograma nacional, portanto, a prioridade é imunizar os profissionais que atuam na linha de frente de combate ao vírus e idosos com idade igual ou superior a 85 anos. O atendimento a domicilio é possível por meio da relação feita com base nos cadastros realizados pelo WhatsApp da prefeitura na internet: http://www.anapolis.go.gov.br/portal/zapdaprefeitura - clicando no Zap da Vacina.

O atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 18 horas.

A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde em Anápolis informou que o município recebeu 4.100 doses da vacina contra a COVID-19. Desta vez, trata-se da vacina Oxford-AstraZeneca/Fiocruz que já começa a ser aplicada a partir desta terça-feira, 26. 

Inicialmente, as doses serão utilizadas para imunização dos profissionais de Saúde envolvidos na vacinação dos grupos citados; os trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de residências inclusivas, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado.

Do dia 22 até hoje, mais de 473 idosos que residem nos abrigos já foram vacinados, e os trabalhadores dos serviços de saúde envolvidos diretamente no atendimento de casos suspeitos e confirmados de covid-19.

Desafio

Roberto Naves (PP) foi reeleito prefeito de Anápolis com 61,28% dos votos válidos. Segundo ele, a sensação é de que a responsabilidade aumentou. “Agora, existe a expectativa de cumprir nosso propósito em aprimorar a gestão e fazer ainda mais em prol do crescimento da nossa cidade. Eu não encaro como uma continuidade fui eleito para um novo mandato, e eu disse isso para os meus secretários”, comenta o prefeito.

O ano de 2020 trouxe um grande desafio aos gestores, encarar a pandemia do coronavírus, mas Roberto esteve atento às demandas e as consequências que isso ia gerar na área da saúde e na economia da cidade. “Capacitamos e aumentamos a estrutura na saúde, implantamos 50 leitos de UTI, viabilizamos 80 leitos de enfermaria, e tudo isso foi feito com verba municipal e a cidade ainda está classificada como zona de risco baixa”, afirmou Naves.

Roberto diz que mesmo com a chegada da vacina é importante lembrar que quando ela é aplicada, depois de 21 dias é necessário receber a segunda dose, sendo assim, a pessoa só estará imune cerca de 40 dias após a primeira dose. Portanto, as medidas de prevenção ainda são extremamente necessárias. “Então, para essa segunda onda que está chegando nós ainda não vamos sentir o efeito da vacina, devido a esse prazo que cada organismo necessita para responder àquele princípio farmoquímico que foi aplicado para imunizar o indivíduo”, explica o prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que vai considerar a adoção da medida proposta pelo Governo do Estado em videoconferência realizada na tarde desta segunda-feira, 25, que prevê a proibição de bebidas alcoólicas após às 22h nos municípios do Estado. A SEMUSA irá publicar nesta quinta-feira, 28, os novos protocolos de prevenção à COVID-19, conforme matriz que calcula o risco de colapso no sistema de saúde.

Sobre a solicitação do Governo do Estado para que a SEMUSA de Anápolis disponibilize leitos para atender a demanda de pacientes de outros municípios, informamos que todos os leitos do Hospital de Urgências de Anápolis (HUANA) já estão sendo disponibilizados para uso da Secretaria Estadual de Saúde. Além destes, Anápolis conta com uma rede de leitos exclusiva para pacientes do município, que são custeados com recursos próprios da Prefeitura.

A secretaria também divulgou nessa segunda-feira, 25, os seguintes óbitos de pacientes moradores de Anápolis por Covid-19: uma mulher, de 69 anos, que faleceu no último dia 22; três homens, sendo um de 82 anos, um de 74 anos e um 59 que faleceram no último dia 23; e um homem de 85 anos e outro de 87 anos que faleceram na data de hoje.

Dos 20383 casos confirmados, 18105 estão curados. Nas últimas 24 horas foram confirmados 212 novos casos, sendo 114 do sexo feminino, com idade entre 16 anos e 85 anos; e 98 do sexo masculino, de 14 a 97 anos.

Futuro e apoio

O atual prefeito de Anápolis ressalta que encara o futuro com muita clareza e tranquilidade. Como ele mesmo reconhece, o politico tem que ter lado, sendo assim, Roberto afirma com propriedade que foi eleito para trabalhar durante os quatro anos do mandato e que nem durante as últimas eleições ele deixou de administrar a cidade para fazer campanha eleitoral.

“Eu não sai da prefeitura para fazer campanha, porque eu entendo que a prioridade era encerrar o mandado que fui eleito para cumprir. Portanto, não existe nenhuma possibilidade de eu disputar as eleições em 2022. A próxima eleição que eu vou disputar será em 2026. Mas para essas eleições de 2022 eu já tenho dois candidatos: para o governo estadual vamos trabalhar para reeleger o atual Governador Ronaldo Caiado (DEM) e para o Senado eu acredito no presidente do meu partido, o progressista Alexandre Baldy”, declarou Roberto Naves.

Crescimento

Anápolis é considerada um dos maiores centros econômicos no estado. É importante lembrar também que a cidade enfrentou a pandemia encerrando o ano de 2020 com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) positivo e com o número de vagas de emprego informal maior que em 2019.

Recentemente o Governo do Estado anunciou um investimento de dois bilhões para a Brainfarma e mais um bilhão para CAOA Montadora – Hyundai. “Esses investimentos são convertidos em mais de três mil vagas de empregos diretos. Fora isso, a Geolab está implantando mais um novo laboratório, a Vitamed dobrou a capacidade de produção, e essas são as empresas que estou me recordando nesse momento, só elas vão gerar somente esse ano, mais de cinco mil novas vagas de emprego aqui na nossa cidade”, afirma Naves.

O prefeito conta também que todo projeto de asfaltamento que está acontecendo nos bairros em Anápolis, como no Jardim Promissão, Polo Centro e Laranjeiras foi viabilizado pelo presidente do PP e atual secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy. Informações por Mariana Lourenço / Gmais
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam

Postar um comentário

Comentários