Goiânia: Prefeitura inicia testagem rápida de antígeno da Covid-19 na população


Testes começam na próxima quarta-feira, 5/8, sem a necessidade de agendamento e serão realizados por demanda espontânea em quem apresentar sintomas da Covid-19 e/ou que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa na próxima quarta-feira, 5/8, a testagem rápida de antígeno da Covid-19 na população. O objetivo é reduzir o número de casos e internações, conter a disseminação do vírus e otimizar a regulação de leitos hospitalares na capital.

A escolha das regiões para a realização dos testes foi feita a partir de critérios epidemiológicos dos últimos 14 dias. O primeiro bairro a ser contemplado será o Jardim Guanabara. A ação será realizada quarta, quinta e sexta-feira na Escola Municipal Pedro Costa. A equipe estará disponível para atender em duas modalidades: drive thru e no interior da escola para quem não possui veículo.

A secretária de saúde, Fátima Mrué , explicou que a SMS adquiriu 185 mil testes rápidos de antígeno, que consegue identificar o vírus no momento da infecção. 

As testagens serão realizados por demanda espontânea em pessoas com idade acima de 12 anos que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados. A orientação é que as pessoas que tiverem algum sintoma procurem uma unidade de saúde. Não é necessário o agendamento ou encaminhamento médico.

A coleta do material para testagem será feita através de swab, que são espécies de hastes flexíveis que são inseridas no nariz. O paciente irá aguardar no local e todo o processo ficará pronto em 60 minutos. 

Se positivo, a pessoa já será atendida no próprio local, onde haverá uma equipe com médicos, biomédicos e enfermeiros que irão realizar os procedimentos de orientação e cuidados desse paciente, não sendo necessário o encaminhamento deste para uma unidade de saúde.

É importante ressaltar que todos que comparecerem serão triados nas filas de espera, para evitar a aglomeração e garantir o distanciamento social.

Fonte: Prefeitura de Goiânia / Rafaela Anjos, da editoria de saúde
__________




Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam

Postar um comentário

Comentários