Banner

Em meio à pandemia empresa cria novas formas de voluntariado


Além de distribuição de itens de proteção para a comunidade, AngloGold Ashanti promove encontros on-line de atividades físicas, sensibilização e gincanas

O Dia Nacional do Voluntariado, comemorado no dia 28 de agosto, foi criado com o objetivo de valorizar ações e iniciativas sociais em todo país. Neste ano, os impactos da covid-19 reforçam a importância de atos de solidariedade, ao mesmo tempo que promove uma mudança nas formas como isso ocorre em função da necessidade de distanciamento social e das medidas protetivas para garantir a segurança de todos.

Na data, a AngloGold Ashanti, produtora de ouro com mais de 186 anos de atuação no Brasil, vai realizar um encontro virtual com seus empregados que participam do seu programa de voluntariado e atuam em sete municípios em Minas Gerais e Goiás.

Os grupos de voluntários da AngloGold Ashanti têm uma programação anual de ações voltadas para o benefício das comunidades onde a empresa mantém suas operações em Minas Gerais e Goiás.

Durante a pandemia de covid-19, porém, foi necessário buscar soluções, alinhadas às medidas de saúde e segurança no combate à disseminação do novo coronavírus, para que o Programa não fosse interrompido. “Estamos nos reinventando e vendo que é possível fazer voluntariado seguindo as novas regras de comportamento e segurança, além de manter nosso compromisso social e os impactos positivos”, ressalta Othon Maia, gerente sênior de Comunicação e Relações Institucionais da AngloGold Ashanti. Das últimas 40 ações desenvolvidas, mais da metade delas tiveram relação com a prevenção do coronavírus. As iniciativas envolveram 146 empregados e beneficiaram mais de 2.500 pessoas.

Em agosto, os grupos formados por empregados da AngloGold Ashanti e de empresas contratadas, além de familiares e moradores dos municípios de Barão de Cocais, Caeté, Sabará, Santa Bárbara, Nova Lima e Raposos, em Minas Gerais, além de Crixás, em Goiás, participaram de diversas atividades sociais. Entre elas está a distribuição de 2 mil máscaras e kits de higiene para a comunidade e comerciantes, reforçando o compromisso da empresa de desenvolver ações que contribuem para a melhoria contínua das comunidades.

O time de voluntários também buscou alternativas para seguir próximo dessas comunidades. Uma gincana virtual foi realizada com as casas de acolhimento infantil do município de Nova Lima, relacionando a pandemia com o meio ambiente. Para que as crianças pudessem participar, foi levantada uma série de perguntas sobre o tema. Elas se dividiram em equipes, criaram gritos de guerra, um nome e participaram. Além de atividade de sensibilização, foram contempladas ao final com troféus como premiação. Os relatos das gestoras das casas foram muito positivos.

Outra ação realizada foi a de estímulo à prática esportiva junto a entidade Pro Reis, em Nova Lima. “Fizemos uma programação de um mês de ações com os residentes na instituição, que acolhe moradores de rua e pessoas em passagem pelo município. Trata-se de um público exposto aos possíveis riscos da covid-19. As aulas de ginásticas virtuais têm como objetivo trazer mais disposição e entretenimento”, explica Maia. Esta ação está sendo realizada com o apoio do Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte e Cultura (IBEEC), entidade parceira da produtora de ouro.

Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), a AngloGold Ashanti também realizou a doação de cestas básicas, beneficiando a Paróquia Nossa Sra. da Conceição – Sociedade São Vicente de Paulo, a APAE de Crixás e o Centro Dia do Idoso. Em Nova Lima e Caeté, em Minas Gerais, voluntários realizaram doações de álcool em gel e máscaras de proteção.

Em Santa Bárbara, além de doação da empresa, houve arrecadação de alimentos organizada por empregados da unidade de Córrego do Sítio (CDS). A distribuição de cestas básicas contou com voluntários da AngloGold Ashanti e servidores da Delegacia de Polícia Civil de Santa Bárbara, em Carrapato, comunidade localizada no distrito de Barra Feliz. Durante todas as ações presenciais, os voluntários sempre utilizam máscaras de proteção facial e adotam medidas de distanciamento social.

AngloGold Ashanti no combate à pandemia

A AngloGold Ashanti está monitorando diariamente a evolução da situação do Coronavírus (Covid-19) no Brasil. Um comitê especial foi criado de forma proativa já em fevereiro e estabeleceu medidas preventivas para proteger nossos empregados, suas famílias e a comunidade, alinhadas às melhores práticas mundiais e às recomendações das autoridades. 

Conheça algumas medidas preventivas adotadas pela empresa no combate à Covid-19:

· Uso de máscara obrigatório: proteção adicional por meio das máscaras de proteção para todos utilizarem dentro das dependências da empresa.

· Monitoramento de temperatura dos empregados, fornecedores e visitantes em todas as suas operações. Aqueles que apresentam febre são encaminhados diretamente para a área de saúde da unidade.

· Implementação de home office para todos os empregados cujas funções permitam o trabalho à distância.

. Empregados com mais de 60 anos, grávidas ou casos clínicos que requeiram atenção também estão trabalhando de forma remota ou foram afastados do trabalho, mas continuam sendo remunerados.

· Antecipação da vacinação contra a gripe: a empresa antecipou a campanha de vacinação contra a gripe para empregados e seus dependentes, além de contratados.

· Desinfecção dos nossos ambientes coletivos intensificado.

· Redução da quantidade de pessoas nos mecanismos de transporte: redução da taxa de ocupação nos ônibus, vans e elevadores de acesso ao subsolo (shaft).

. Disponibilização de álcool em gel em pontos críticos mapeados em todas as unidades, para que todos utilizarem sempre que necessário.

· Redução na taxa de ocupação nos restaurantes das unidades da empresa, além de cuidados como marcação e divisórias de proteção nas mesas.

· Criação de ramal exclusivo para atendimento e acompanhamento para empregados que tiverem qualquer tipo de sintoma relacionado à doença, a Central de Saúde AngloGold Ashanti.

· Promoção de campanhas educativas de sensibilização e prevenção para empregados, familiares e comunidades.

. Criação de aplicativo para celular para que, diariamente, o empregado responda perguntas sobre seu estado de saúde e ações de proteção contra o Coronavírus. As respostas ajudam na triagem e orientação para contato e acompanhamento individualizado.

· Doação de R$ 1,6 milhão como apoio no combate à covid-19 para hospitais públicos, instituições de saúde e projetos sociais das cidades onde opera: Barão de Cocais, Caeté, Nova Lima, Raposos, Sabará, Santa Bárbara, em Minas Gerais; e Crixás, Goiás.

· Compromisso firmado de manutenção dos empregos durante 60 dias, aderindo o movimento #nãodemita. 

A medida vigorou entre 17 de abril e 16 de junho de 2020 como forma de contribuir para o combate ao coronavírus naquele que foi o momento de maior incerteza da pandemia. Mais de 4.700 famílias foram beneficiadas com esta decisão, além da importância significativa para as economias das cidades onde atuamos. A AngloGold Ashanti mantém seu compromisso com os empregos e, no momento, tem cerca de 150 vagas disponíveis em aberto para a contratação.

Esses são alguns exemplos das ações desenvolvidas. Continuamente novas iniciativas são discutidas e implementadas pela empresa. Fonte: Assessoria AngloGold Ashanti
__________




Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam

Postar um comentário

Comentários