Banner

Você sabe o que é ditadura e golpe militar?


Dois temas que andavam em desuso no Brasil, ultimamente, voltaram a aparecer com certa frequência, principalmente no mundo político e na mídia: Golpe X Ditadura

Mas, os brasileiros saberiam, de fato, do que se trata?, Para quem não sabe:

Golpe de Estado é comumente definido como uma subversão da ordem institucional constituída de determinada nação. Essa subversão pode apresentar, ou não, características violentas. A pesquisadora Mafalda Félix do Sacramento, em seu artigo “Os golpes de Estado como principal meio de subversão” diz que, em um golpe não tem, necessariamente, de haver uma força de rebelião contra o governo. Acontece, por vezes, serem os próprios membros ou líderes do governo os que agem contra o sistema, de maneira a poderem aumentar o poder que têm sobre uma nação.

A expressão “golpe de Estado” foi elaborada por um teórico político francês do século XVII chamado Gabriel Naudé. Em seu livro “Considerações políticas sobre os golpes de Estado”, publicado em 1639, Naudé dá para golpe de Estado a seguinte definição: “Ações audazes e extraordinárias que os príncipes se veem obrigados a executar no acontecimento de empreitadas difíceis, beirando o desespero, contra o direito comum, e sem guardar qualquer ordem ou forma de justiça, colocando em risco o interesse de particulares pelo bem geral”.

Ditadura militar

Ditadura militar é o regime político no qual membros das Forças Armadas de um país centralizam política e administrativamente o poder do Estado em suas mãos, negando à maior parte dos cidadãos a participação e a decisão nas instituições estatais. No Brasil, o período mais recente de ditadura militar ocorreu entre os anos de 1964 e 1985. 

Com o argumento de se evitar uma ditadura comunista no País, em período de Guerra Fria, as Forças Armadas brasileiras realizaram um golpe de Estado em 31 de março de 1964, que depôs o presidente João Goulart. Eleito como vice-presidente em 1960, ele havia assumido o poder após a renúncia de Jânio Quadros, em 1961. Via informações Brasil Escola / NP – Boa Prosa / Jornal Contexto


Inscreva-se



Instagram Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários