Governo de Goiás disponibiliza vacinas contra meningite


Sistema público de saúde passa a oferecer a vacina meningocócica conjugada quadrivalente ACWY para meninos e meninas de 11 e 12 anos

Nesta sexta-feira, 24, foi celebrado o Dia Mundial da Meningite com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença. Como diversas formas da meningite são prevenidas por meio da vacinação, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), anuncia que já recebeu e iniciou a distribuição de 18 mil doses da vacina meningocócica conjugada quadrivalente ACWY para todas as 18 Regionais de Saúde.

As doses, que foram enviadas pelo Ministério da Saúde, são destinadas aos adolescentes com idade entre 11 e 12 anos e já estão disponíveis gratuitamente nos postos de vacinação.

A vacina protege contra a doença meningocócica e suas manifestações, como a meningite, artrite séptica, pneumonia e infecções generalizadas.​

Esse grupo etário deve receber a dose da vacina meningocócica ACWY pois, uma vez infectados, podem desenvolver a doença ou ser portadores assintomáticos, podendo transmitir a doença para outras pessoas. Entre os anos de 2015 e 2019 mais de 50% dos casos de doença meningocócica ocorreram em adolescentes maiores de 15 anos de idade.

A estimativa da população a ser vacinada é de 218.660 adolescentes e a meta de cobertura vacinal a ser alcançada é de 80%. "Para serem vacinados, adolescentes entre 11 e 12 anos devem procurar um posto de vacinação, levando a Caderneta de Vacinação", orienta a gerente de Imunização da SES-GO, Joice Dorneles.

Além dos adolescentes, nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) a vacina Meningocócica ACWY passa a ser disponibilizada para pessoas que vivem com condição clínica específica, a Hemoglobinúria Paroxística Noturna, que é associada a maior risco para o desenvolvimento da doença meningocócica.

Outras vacinas

A meningite pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, como as vacinas, por exemplo, que estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. Além da vacina meningocócica conjugada quadrivalente ACWY, outras vacinas estão disponíveis no calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunização, como:

*Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C: protege contra a Doença Meningocócica causada pelo sorogrupo C;
*Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
*Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenza e sorotipo b, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
*BCG: protege contra as formas graves da tuberculose.

Meningite

A doença é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade. A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano. Fonte: SES-GO / Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Inscreva-se


Twitter

Instagram Siga nosso Instagram

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários