Senador Canedo: Programa Produtor de Água prevê recuperação e conservação de nascentes


O programa Produtor de Água, tem como principal objetivo incentivar ações que garantam a preservação dos mananciais, ao mesmo tempo em que possibilita o aumento e conservação das reservas hídricas da cidade

O trabalho, realizado junto a produtores rurais, é coordenado pela Sanesc, autarquia responsável pelo saneamento municipal de Senador Canedo, feito em parcerias com outros órgãos, como a Agência Municipal de Meio Ambiente, Emater e o Ministério Público.

Este último que auxilia não só na fiscalização ambiental, como também em parceria público-privada, possibilitando que multas judiciais e TACs sejam investidos em obras e ações de melhorias.

O Programa Produtor de Água é formatado pela Agência Nacional de Águas, que usa o conceito de pagamento por serviços ambientais (PSA), estimulando produtores a investirem no cuidado com as reservas hídricas de sua propriedade, com apoio técnico e financeiro que garante conservação. 

Em Senador Canedo, o grande objetivo é o estudo integrado das nascentes do município, a conservação e recuperação da Bacia do Rio Sozinha e do Bonsucesso.


A proteção resolve o impacto que a degradação poderia ocasionar no ciclo hidrológico da região.

As duas bacias integradas possuem mais de 150 nascentes, que vem sendo mapeadas, com grande importância para o abastecimento de água tratada, com impacto não só a população, de forma geral, mas também para a economia da cidade. “O estudo integrado da proteção de nascentes junto à recuperação destas possibilita melhorias significativas na quantidade e qualidade da água, promovendo consequentemente resultados positivos no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas, e na economia”, descreve Miriam Amâncio de Lima, coordenadora do Programa em Senador Canedo.

Ações diretas com o produtor

Para a ação, foram realizados estudos técnicos de caracterização ambiental da Bacia Hidrográfica, em aspectos gerais, climatológicos, geológicos e morfológicos, além do estudo da fauna e flora da região. 

Junto a isto um planejamento de atuação, que vem sendo montado para ser realizado diretamente com os proprietários da zona rural do município. O diagnóstico das nascentes e das áreas de preservação permanente ao longo do leito, foi imprescindível para atuação no planejamento de medidas de recuperação.


“O mapeamento feito aerofotogramétrico e por geoprocessamento é um importante passo para observar a realidade mais exata das nascentes. E o Programa Produtor de Água é uma ação ambiental acertada de investir na educação junto ao proprietário rural, por exemplo, não só punir, mas fazer compreender, que a proteção o auxilia diretamente, não só em sua terra, mas também a toda a cidade”, descreve Weuver Xavier, presidente da Sanesc.

Os trabalhos identificaram áreas tidas rurais, indústrias e demais estabelecimentos comerciais que estão junto ao leito, nascentes e em áreas de preservação permanentes que são mapeadas, ações de fiscalização são realizadas de forma constante, com o objetivo de garantir o cuidado com o recurso ambiental.

Demais trabalhos, como esse de controle e proteção do recurso hídrico, são realizados, entre eles, a implantação do Viveiro Municipal, da AMMA, que atua na recuperação de mata ciliar de nascentes, importante medida para conservação destas. Fonte: Prefeitura de Senador Canedo
__________
Publicidade
Publicidade



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam:
Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários