Os seres humanos não são projetados para serem felizes


Pesquisadores argumentam que os humanos não evoluíram para serem consistentemente felizes, mas basicamente sobrevivem e se reproduzem

A evolução, dizem eles, colocou uma vantagem na depressão, impedindo os seres humanos de se envolverem em situações de risco ou sem esperança.

Uma indústria de grande felicidade e pensamento positivo, estimada em US $ 11 bilhões por ano, ajudou a criar a fantasia de que a felicidade é uma meta realista. Perseguir o sonho da felicidade é um conceito muito americano, exportado para o resto do mundo através da cultura popular. De fato, “a busca da felicidade” é um dos “direitos inalienáveis” dos EUA. Infelizmente, isso ajudou a criar uma expectativa que a vida real teimosamente se recusa a entregar.

Porque, mesmo quando todas as nossas necessidades materiais e biológicas são satisfeitas, um estado de felicidade sustentada continuará a ser um objetivo teórico e elusivo, como descobriu Abdallah Rahman III, califa de Córdoba no século 10.

Rahman III foi um dos homens mais poderosos de seu tempo, que desfrutou de realizações militares e culturais, bem como dos prazeres terrenos de seus dois haréns. No final de sua vida, no entanto, ele decidiu contar o número exato de dias durante os quais se sentira feliz. Eles somaram precisamente 14.

Felicidade, como diz o poeta brasileiro Vinícius de Moraes, é “como uma pena voando no ar. Ele voa leve, mas não por muito tempo ”. A felicidade é uma construção humana, uma ideia abstrata sem equivalente na experiência humana real. Afetos positivos e negativos residem no cérebro, mas a felicidade sustentada não tem base biológica.

Natureza e evolução

Os seres humanos não são projetados para serem felizes ou mesmo contentes. Em vez disso, somos projetados principalmente para sobreviver e reproduzir, como qualquer outra criatura no mundo natural. Um estado de contentamento é desencorajado por natureza porque reduziria nossa guarda contra possíveis ameaças à nossa sobrevivência.

O fato da evolução ter priorizado o desenvolvimento de um grande lobo frontal em nosso cérebro (que nos dá excelentes habilidades executivas e analíticas) sobre uma capacidade natural de ser feliz, nos diz muito sobre as prioridades da natureza. Diferentes localizações geográficas e circuitos no cérebro estão associados a certas funções neurológicas e intelectuais, mas a felicidade, sendo um mero construto sem base neurológica, não pode ser encontrada no tecido cerebral.

De fato, especialistas neste campo argumentam que o fracasso da natureza em eliminar a depressão no processo evolutivo (apesar das desvantagens óbvias em termos de sobrevivência e reprodução) se deve precisamente ao fato de que a depressão como uma adaptação desempenha um papel útil em tempos de adversidade, ajudando o indivíduo deprimido a se desvincular de situações arriscadas e sem esperança, nas quais ele ou ela não pode vencer. As ruminações depressivas também podem ter uma função de resolução de problemas durante tempos difíceis.

Moralidade

A indústria da felicidade global atual tem algumas de suas raízes nos códigos morais cristãos, muitos dos quais nos dirão que há uma razão moral para qualquer infelicidade que possamos experimentar. Isso, eles dirão muitas vezes, é devido a nossas próprias falhas morais, egoísmo e materialismo. Eles pregam um estado de equilíbrio psicológico virtuoso através da renúncia, desapego e retendo o desejo.

Na verdade, essas estratégias apenas tentam encontrar um remédio para nossa inata incapacidade de desfrutar a vida de forma consistente, por isso devemos nos confortar sabendo que a infelicidade não é realmente nossa culpa. É culpa do nosso design natural. Está no nosso projeto.

Defensores de um caminho moralmente correto para a felicidade também desaprovam tomar atalhos para o prazer com a ajuda de drogas psicotrópicas. George Bernard Shaw disse: “Não temos mais direito de consumir a felicidade sem produzi-la do que consumir riqueza sem produzi-la”. O bem-estar aparentemente precisa ser ganho, o que prova que não é um estado natural.

Os habitantes do Admirável mundo novo de Aldous Huxley vivem vidas perfeitamente felizes com a ajuda do “soma”, a droga que os mantém dóceis mas contentes. Em seu romance, Huxley sugere que um ser humano livre deve ser inevitavelmente atormentado por emoções difíceis. Dada a escolha entre o tormento emocional e a placidez de conteúdo, suspeito que muitos prefeririam o segundo.

Mas “soma” não existe, então o problema não é que acessar satisfação confiável e consistente por meios químicos é ilícito; sim que é impossível. Substâncias químicas alteram a mente (o que pode ser uma coisa boa às vezes), mas como a felicidade não está relacionada a um padrão cerebral funcional específico, não podemos replicá-la quimicamente.

Feliz e infeliz

Nossas emoções são misturadas e impuras, confusas, emaranhadas e às vezes contraditórias, como tudo o mais em nossas vidas. A pesquisa mostrou que emoções e afetos positivos e negativos podem coexistir no cérebro de forma relativamente independente um do outro. Este modelo mostra que o hemisfério direito processa as emoções negativas preferencialmente, enquanto as emoções positivas são tratadas pelo lado esquerdo do cérebro.

Vale a pena lembrar, então, que não somos projetados para ser consistentemente felizes. Em vez disso, somos projetados para sobreviver e reproduzir. Essas são tarefas difíceis, por isso devemos lutar e lutar, buscar gratificação e segurança, combater ameaças e evitar a dor. O modelo de emoções competitivas oferecidas pelo prazer e pela dor coexistentes se ajusta muito melhor à nossa realidade do que a felicidade inatingível que a indústria da felicidade está tentando nos vender. De fato, fingir que qualquer grau de dor é anormal ou patológico só fomentará sentimentos de inadequação e frustração.

Postular que não existe tal coisa como a felicidade pode parecer uma mensagem puramente negativa, mas a esperança, o consolo, é o conhecimento de que a insatisfação não é um fracasso pessoal. Se você está infeliz às vezes, isso não é uma falha que exige reparos urgentes, como os gurus da felicidade teriam. Longe disso. Essa flutuação é, na verdade, o que faz de você humano.

Fonte:  Pensar Contemporâneo
__________




Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam:
Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários