Goiânia: Parceria entre Estado e Prefeitura garante início do programa Criança Feliz


Primeira-dama Gracinha Caiado enalteceu união entre Poderes para beneficiar 1,5 mil famílias. Primeira região contemplada será o Jardins do Cerrado

A primeira-dama Gracinha Caiado participou, no último sábado, dia 15, da cerimônia para adesão das primeiras famílias ao Programa Criança Feliz, uma parceria entre governo federal, Governo do Estado e a Prefeitura de Goiânia.

A intenção é fazer um acompanhamento envolvendo vários órgãos dos governos e garantir, de perto, o acesso das 1,5 mil famílias inscritas em serviços públicos básicos. Podem participar famílias com crianças de até três anos, que estejam inscritas no Bolsa Família, ou com filhos de até seis anos, caso receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“Nós, do governo Ronaldo Caiado e do prefeito Iris Rezende, dizemos em todos os momentos que a nossa prioridade é o povo. Cuidar das pessoas. É fazer um trabalho em benefício daqueles que mais precisam”, ressaltou Gracinha Caiado, durante o evento, que ocorreu no Colégio Municipal Joaquim Câmara, no Residencial Jardins do Cerrado IV.

O primeiro passo do trabalho é a inscrição das famílias. Assim, a partir do segundo semestre, começam as visitas domiciliares para fortalecer vínculos. O programa visa promover o desenvolvimento integral na primeira infância, oferecendo ações fundamentais nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

O programa abrange 60 iniciativas com ações sociais, de pedagogia, psicologia, design de moda, nutrição, odontologia, enfermagem, biomedicina e terapia ocupacional. 

O método de trabalho consiste em visitas semanais às residências para atuar no estreitamento de laços familiares, relações sociais e consciência de direitos. Cada família que aderir ao programa irá estabelecer qual dia quer receber a visita dos profissionais.

O secretário municipal de Assistência Social de Goiânia, Mizair Lemes Júnior, fez questão de afirmar que o programa está tendo início no Jardins do Cerrado a pedido da primeira-dama Gracinha Caiado, que sabe da maior carência de serviços e infraestrutura na região. “Sabemos que vocês precisam de políticas públicas do Estado e da Prefeitura”, sublinhou. Segundo Mizair, a previsão é que 200 famílias, só daquela, região se encaixem nas regras e possam aderir ao programa.


Gracinha Caiado disse que agora todos os envolvidos na operacionalização do programa irão buscar as crianças para que tenham o apoio do poder público. Ela destacou que o programa é uma das prioridades do governo federal. “Esse programa é a menina dos olhos do ministro Osmar Terra. Tenho certeza que o Jardins do Cerrado, onde estamos fazendo esse levantamento inicial, será exemplo. Vocês verão o quanto esse programa é bom e o quanto vamos poder cuidar das famílias”, reforçou a primeira-dama.

O secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral, destaca que o Criança Feliz investe na formação do ser humano e agradeceu a parceria da prefeitura de Goiânia para implantação da iniciativa. “Tenho certeza que esse trabalho de mãos dadas, Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia, irá avançar em todos os setores da Capital, e no Entorno de Goiânia. Nós nos colocamos à disposição para, juntos, conseguirmos atender todas as pessoas, podendo implantar toda a rede de proteção social em parceria”, garantiu.

Ainda conforme Mizair Lemes, as famílias que aderirem ao programa vão perceber rapidamente a melhora de qualidade de vida dos filhos. “Este é um programa para ajudar a cuidar dos filhos de vocês. Vamos ajudar a acompanhar a saúde, a parte social, a educação de suas crianças. Nossos profissionais vão orientar as famílias em todas as áreas”, assegurou.


A primeira família a integrar o programa, assinando o termo de adesão e autorização, foi a de Letícia Lorrainy Silva e Ronilton Mendes. Eles têm dois filhos: Cayo, de dois anos, e Kevyn, de oito meses. 

Feliz com o acompanhamento que irá receber, Letícia disse que não sabia do programa e que está bastante satisfeita com a oportunidade. “Espero que este benefício chegue não só para mim, mas para todos. Agora estou na expectativa e espero logo receber esse acompanhamento”, relatou.

Educação
Durante o evento, Gracinha Caiado também conversou com a população e sabendo da demanda de uma escola estadual na região, disse que vai lutar para a implantação de uma unidade no Jardins do Cerrado IV. “Quero dizer para vocês que o que eu falo, cumpro. Lá no Jardins Cerrado I, também não tinha, mas já levamos salas de aulas para o ensino fundamental II e ensino médio. Vamos fazer isso aqui. É o nosso compromisso. Não é política eleitoreira, não é promessa. É cuidado, preocupação, responsabilidade. Porque não acredito em Governo, País ou em um Estado que não cuidem da educação das crianças”, assegurou. Fonte: Secom – Governo de Goiás
__________




Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam:
Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários