Senador Canedo: Sanesc completa 27 anos


A Sanesc (Saneamento Municipal de Senador Canedo) foi criada, pela lei nº 197/1992, pelo então prefeito Divino Lemes. Conquista que hoje é considerada referência, o município tem a administração própria do gerenciamento de captação, tratamento e reservação de água, além de investimentos para execução de Tratamento de Esgoto Sanitário. A empresa tem sido referência nos últimos anos, por conseguir manter o fornecimento de água tratada, mesmo em períodos de crises de abastecimentos, enfrentadas por outras cidades. Em 2019, a Sanesc completa 27 anos, com obras importantes, como a implantação da Rede de Esgoto, que já está em funcionamento, em mais de cinco pontos diferentes do município, além de outras intervenções no abastecimento municipal.

Pioneira e progressista

A Sanesc, inicialmente criada como Companhia Municipal de Saneamento, é responsável pela captação de água, para posterior tratamento e distribuição. Boa parte do trabalho executado pela autarquia está concentrado no abastecimento de água de Senador Canedo. O município possui atualmente mais de 44 mil ligações, água que tem como principais fontes de captação, o Rio Sozinha, Riberão Laginha e Bom Sucesso, mais de 53 poços tubulares profundos, seis represas de regulação e reserva de água em três pontos diferentes do município e duas Estações de Tratamento de Água, além de outra que está sendo executada. Em conjunto ao serviço de abastecimento, está sendo realizado desde 2017, ações e obras para implantação e funcionamento da Rede de Tratamento de Esgoto, além de outras intervenções, como implantação da rede de coleta e elevatórias, que já tornam ativos mais de cinco pontos do esgotamento sanitário na região Central da cidade.

Marco para o desenvolvimento do município, e de grande contribuição para a saúde dos moradores, a Rede de Tratamento de Esgoto garante a implantação de grandes empresas e empreendimentos, como construções verticais. Trata-se da consolidação do potencial econômico da cidade, que já se destaca por abrigar o maior Pólo Petroquímico da Região Centro Oeste, entre demais potenciais geográficos e logísticos.

Responsabilidade Social

A autarquia acreditando na sua responsabilidade social, na preservação do meio ambiente e recursos hídricos, atua em dois projetos de conservação dos mananciais de Senador Canedo. Dentro da Sanesc, funciona junto a sua Estação de Tratamento de Água, a Escola de Saneamento, que recebe alunos para orientações a respeito do cuidado com as reservas de águas, e também a apresentação de como é produzida a água tratada. Com os produtores rurais, é realizado o Programa Produtor de Águas, onde é incentivado o respeito as nascentes, e também o manejo correto junto a rios, córregos e barragens, que podem ser utilizados em períodos de necessidade, para abastecimento da população. Fonte: Prefeitura de Senador Canedo

Publicidade
Publicidade
Inscreva-se


TWITTER

InstagramSiga nosso Instagram

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários