Anápolis: A luta contra o mosquito continua


Dia D foi marcado por mutirão de limpeza e também pela entrega de um veículo para o serviço de endemias

A manhã desta Quinta-feira, 20, foi diferente para os moradores do Jardim Esperança. A comunidade se uniu em torno de um só propósito: o combate à dengue. Para isso, juntaram todos os materiais que podem acumular água parada – ambiente de proliferação do Aedes aegypti – e deixaram nas portas de casa para o caminhão fazer a coleta. A Aparecida Martins recolheu tudo que poderia servir de criadouro do mosquito e está empenhada nessa luta. “Achei muito boa essa ação aqui no bairro. Muita gente não tem noção do perigo que é deixar água parada”, disse a dona de casa.

Assim como Aparecida, vários moradores participaram do Dia D da campanha Anápolis contra a Dengue, que contou com a atuação de 40 agentes e parceiros que visitaram residências e recolheram entulhos. O bairro foi escolhido devido ao alto índice de notificações. O avento ainda marcou a entrega de uma caminhonete para o serviço de endemias entregue pelo Ministério da Saúde na semana passada, em cerimônia que contou com as presenças do presidente Michel Temer e do ministro Gilberto Occhi. “É um grande reforço para o trabalho que vem sendo feito no município, que ocasionou uma redução de 83% nos casos da doença”, destacou o prefeito Roberto Naves.


O trabalho mencionado pelo prefeito é a mobilização liderada pela Prefeitura e composta por representantes da sociedade civil e organizada, de corporações militares e lideranças religiosas e políticas desde o ano passado que vem atuando no combate à dengue. “Estamos reunidos para dar continuidade ao trabalho vitorioso que toda a nossa cidade realizou no combate à dengue. A participação de todos vocês, e das instituições que representam, é fundamental para o êxito dessa campanha”, completou.

A meta é tentar baixar ainda mais esse índice. A eliminação dos focos do mosquito representa não só a diminuição da dengue, mas também da chikungunya e febre zika, as outras duas doenças transmitidas pelo mosquito.


“Os agentes procuram os focos do mosquito e, principalmente, orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti. É importante reforçar isso para que tenhamos uma estação chuvosa com baixo número de casos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite.

Mobilização

No dia 23 de Novembro o prefeito Roberto Naves se reuniu com os representantes das igrejas, militares, organizações civis e lideranças políticas para pedir apoio na luta contra a dengue. “A participação de todos vocês, e das instituições que representam, é fundamental para o êxito dessa campanha”, reforçou na ocasião.


Desde o dia 15 de Outubro, os agentes de endemias estão nas ruas para visitar todos os imóveis da cidade. Neste ano, eles ganharam reforço com o auxílio dos agentes comunitários de saúde, que atuam em suas áreas de cobertura. Somando, são mais de 700 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, e 20 da Ala 2 (antiga Base Aérea).

A coordenadora técnica de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Patrícia Godoi, explicou que essa integração garante um trabalho mais ágil e eficiente. “Os agentes comunitários atuam em seus locais de trabalho. Eles já possuem um elo com a comunidade o que fortalece a conscientização”, conta. Já os agentes de endemias estão nas áreas que não possuem cobertura da Estratégia de Saúde da Família, o que garante alcance em toda a cidade. “Lembrando que cada agente de saúde faz esse trabalho em apenas cinco dias no mês para não comprometer sua rotina de assistência às famílias”, frisa.


Com essa intensificação é possível visitar todos os imóveis da cidade. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é fazer essa cobertura e promover mais mobilizações chamando a população para o combate ao mosquito. “Assim conseguiremos passar por esse período sem problemas e diminuiremos ainda mais os casos da doença”, avaliou Patrícia Godoi.

Fonte: Prefeitura de Anápolis
__________


Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam

Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários